Em Chamas – Suzanne Collins:
Série: The Hunger Games #2
Editora: Rocco
Número de páginas: 413
Classificação: 5/5

Resenha:
Em Chamas é o segundo livro da série. Então, se você ainda não leu o primeiro livro, eu aconselho que você não leia esta resenha, pois ela contém spoilers do livro anterior.

Apesar de ter me decepcionado com Jogos Vorazes quando li (não que o livro tenha sido ruim, só era muita gente falando que o livro era perfeito e tal e eu não achei tudo isso) e não ter tido vontade de ler o resto da série, as notícias do segundo filme e muitas pessoas me falando para ler acabaram me fazendo criar muitas expectativas para ler Em Chamas. E eu fiquei feliz por ter dado uma nova chance à série.

Após terem vencido os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta estão de volta ao Distrito 12, tentando deixar para trás os pesadelos que ainda os assombram. A vida melhorou muito, eles possuem casas confortáveis e comida à vontade. Mas as coisas não vão continuar assim por muito tempo.

O truque de Katniss com as amoras na arena acaba trazendo mais consequências do que ela imaginava, afinal, tudo o que ela queria era salvar Peeta, ela não imaginava que as pessoas iriam ver isso como um ato de revolta contra a Capital. E é por isso que, no tour dos vitoriosos, onde o vencedor do jogo anterior visita todos os Distritos, Katniss precisa convencer todos de que tudo o que ela fez foi por amor à Peeta, ou as pessoas que ela ama irão sofrer as consequências. E isso foi uma promessa feita pelo Presidente Snow em pessoa.

Mas, parece que quanto mais Katniss tenta convencer o povo de que foi tudo por amor, mais eles começam a se rebelar, e Katniss agora está desesperada. Ela tem um plano simples: fugir levando todos que ela ama junto com ela. Mas isso não é tão simples, ela sozinha até conseguiria sobreviver na floresta durante o inverno, mas e sua irmã? E será que todos estarão dispostos a fugir? Será que ela mesma está disposta a fugir e deixar todas as pessoas que ela conheceu a vida toda serem destruídas?

E é nessa hora que um anúncio é feito: Este é o ano do Massacre Quartenário, uma edição especial dos Jogos que acontece a cada 25 anos. E nela, os tributos não serão crianças e adolescentes de 12 a 18 anos, como normalmente. O sorteio será feito entre todos os vencedores dos Jogos. Um homem e uma mulher de cada distrito. E, sabendo que no distrito 12 só existem três vencedores, Katniss já sabe que ela irá para a arena de novo. E sabe que Peeta irá para tentar protegê-la. Mas ela sabe o que tem que fazer. Ela precisa manter Peeta vivo na arena para que ele ganhe, ela deve morrer para que o Presidente Snow deixe sua família em paz. Além disso, a morte dela só serviria para aumentar mais ainda a raiva das pessoas contra a Capital, iria instigar mais ainda as revoltas. Ela tem muito mais valor morta do que viva.

E é com esse pensamento que ela vai à arena, disposta a qualquer coisa para que Peeta termine o Jogo como o vitorioso. Mas ela não contava com as estranhas alianças que parecem ter se formado. Ela não entende nada, e não confia em ninguém. Mas isso é só o início...

Então, esse livro me surpreendeu totalmente, apesar de eu já estar com muitas expectativas. Eu já sabia de muita coisa que ia acontecer, mas mesmo assim eu me desesperava toda hora. Ri muito de algumas cenas, chorei em outras, me desesperei o livro todo (e eu li o livro todo no ônibus, ou seja, não foi legal rs). Gostei muito da autora ter mostrado um pouco mais dos outros personagens, deixou a história bem mais interessante. E esse livro me fez ficar um pouco na dúvida, porque eu amo o Gale, e no primeiro livro eu queria muito que a Katniss ficasse com ele, mas nesse a Katniss nos mostrou que os sentimentos dela pelo Peeta não são só fingimento. Mas eu ainda prefiro o Gale rs.

Sobre a edição da Rocco, eu tenho a impressão de que em algumas partes pequenas do livro a tradução não foi muito bem feita, eu fiquei confusa às vezes, mas não vi mais ninguém reclamando, então talvez fui eu que não entendi mesmo rs. Alguém mais achou isso? No mais, a diagramação está ótima, a letra em um tamanho bom e a capa super bem feita. Livro super recomendado, e eu só não comecei ainda a ler A Esperança porque eu infelizmente ainda não consegui comprar.

Série:
1. Jogos Vorazes (resenha)
2. Em Chamas
3. A Esperança (resenha).


3 Comentários

  1. Oii Adri. Esse livro é maravilhoso né? O melhor da trilogia, achei muito legal a ideia da arena e muitas vezes fiquei angustiada. Não lembro de problemas com a tradução, li em janeiro então não lembro. A Rocco fez um ótimo trabalho de diagramação e eu amei essas capas, a textura delas é tão gostosa rsrs.
    Tomara que você consiga comprar A Esperança logo.

    Bjs, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Realmente, é um livro ótimo, do início ao fim. Sério? Então deve ter sido eu que não entendi direito mesmo rs. A textura das capas são perfeitas, e o melhor é que elas não estragam facilmente, como muitos livros hoje em dia. Tomara mesmo, estou morrendo de ansiedade *--*

      beijos

      Excluir
  2. Eu sou mais o Peeta U.U ahahahaha
    Adri eu li apenas o Jogo Vorazes, mas acho que agora vou adiantar o Em Chamas e a Esperança para próximo mês :)
    Parece que Em Chamas mantém o nível alto \o/ Gostei!

    Beijos
    Jhey,
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.