O Projeto Rosie – Graeme Simsion
Série: Projeto Rosie #1
Editora: Record
Número de páginas: 320
Classificação: 3/5

Resenha:
Fazia anos que conhecia o livro e que ouvia falarem bem dele, porém ele nunca foi prioridade na minha lista de leituras. Até a Record disponibilizar a continuação dele, ai resolvi aproveitar e conhecer essa história. E descobri uma história interessantíssima, apesar de ter achado a narrativa meio lenta demais.

O Projeto Rosie conta a história de Don Tillman, um professor de genética extremamente metódico e com enorme dificuldade em socializar. Don segue sua vida segundo seu cronograma, estritamente organizado e calculado de modo com que ele consiga fazer tudo o que precisa e não desperdice tempo. Ele possui um total de dois amigos: Gene, professor que trabalha com ele, e Claudia, psicóloga e esposa de Gene. E está bem assim, até colocar na cabeça de que precisa uma esposa. Afinal de contas, existe alguém para todo mundo, então existe alguém para ele.

Assim, Don dá início ao Projeto Esposa, um método que, segundo ele, será infalível para encontrar a mulher ideal: ele cria um questionário minucioso para filtrar as candidatas. Assim ele não precisará perder tempo com as inadequadas, e terá mais chance de encontrar quem procura. Mas Don vai acabar percebendo que encontrar uma mulher que atenda todos os pré-requisitos vai ser mais difícil do que pensava, e que terá de ser mais flexível.

Principalmente quando conhece Rosie, o oposto de tudo o que estava procurando. Rosie fuma, está sempre atrasada, e trabalha em um bar. E, inexplicavelmente, ele não consegue se manter afastado. Querendo ajuda-la a descobrir quem é seu pai biológico, Don cria o Projeto Pai, com uma lista de todos os possíveis candidatos. Será difícil, uma vez que eles são muitos e estão espalhados por todo o país. Porém, Don vai se ver deixando todos os seus cronogramas de lado e fazendo coisas que nunca imaginou para conseguir o DNA dos candidatos.

E, a medida em que o tempo vai passando, Don vai começar a perceber que não é possível controlar o amor, decidir por quem vai se apaixonar. Afinal de contas, mesmo que encontre a “mulher perfeita”, será que vai se apaixonar por ela? Ou será que ele não tem mesmo nenhuma escolha em relação a isso, e que o amor vem de onde menos se espera? Será que Rosie, mesmo com todos os seus defeitos, é perfeita para ele?

O Projeto Rosie trás uma história interessantíssima, vemos um cientista, todo desajeitado socialmente, correr atrás do amor. Vemos Don e Rosie se conhecerem, se apaixonarem sem pressa, sem nem perceber. Vemos os dois ajudando um ao outro a crescerem, a mudarem para melhor. E é lindo. E me deixou curiosa para saber o que vai acontecer na continuação, apesar desse livro ter tido sim um final. Indico para quem está procurando uma história boa, e que não se incomode com a narração lenta.

Série:
1. O Projeto Rosie
2. O Efeito Rosie.


Tecnologia do Blogger.