O Projeto Rosie – Graeme Simsion
Série: Projeto Rosie #1
Editora: Record
Número de páginas: 320
Classificação: 3/5

Resenha:
Fazia anos que conhecia o livro e que ouvia falarem bem dele, porém ele nunca foi prioridade na minha lista de leituras. Até a Record disponibilizar a continuação dele, ai resolvi aproveitar e conhecer essa história. E descobri uma história interessantíssima, apesar de ter achado a narrativa meio lenta demais.

O Projeto Rosie conta a história de Don Tillman, um professor de genética extremamente metódico e com enorme dificuldade em socializar. Don segue sua vida segundo seu cronograma, estritamente organizado e calculado de modo com que ele consiga fazer tudo o que precisa e não desperdice tempo. Ele possui um total de dois amigos: Gene, professor que trabalha com ele, e Claudia, psicóloga e esposa de Gene. E está bem assim, até colocar na cabeça de que precisa uma esposa. Afinal de contas, existe alguém para todo mundo, então existe alguém para ele.

Assim, Don dá início ao Projeto Esposa, um método que, segundo ele, será infalível para encontrar a mulher ideal: ele cria um questionário minucioso para filtrar as candidatas. Assim ele não precisará perder tempo com as inadequadas, e terá mais chance de encontrar quem procura. Mas Don vai acabar percebendo que encontrar uma mulher que atenda todos os pré-requisitos vai ser mais difícil do que pensava, e que terá de ser mais flexível.

Principalmente quando conhece Rosie, o oposto de tudo o que estava procurando. Rosie fuma, está sempre atrasada, e trabalha em um bar. E, inexplicavelmente, ele não consegue se manter afastado. Querendo ajuda-la a descobrir quem é seu pai biológico, Don cria o Projeto Pai, com uma lista de todos os possíveis candidatos. Será difícil, uma vez que eles são muitos e estão espalhados por todo o país. Porém, Don vai se ver deixando todos os seus cronogramas de lado e fazendo coisas que nunca imaginou para conseguir o DNA dos candidatos.

E, a medida em que o tempo vai passando, Don vai começar a perceber que não é possível controlar o amor, decidir por quem vai se apaixonar. Afinal de contas, mesmo que encontre a “mulher perfeita”, será que vai se apaixonar por ela? Ou será que ele não tem mesmo nenhuma escolha em relação a isso, e que o amor vem de onde menos se espera? Será que Rosie, mesmo com todos os seus defeitos, é perfeita para ele?

O Projeto Rosie trás uma história interessantíssima, vemos um cientista, todo desajeitado socialmente, correr atrás do amor. Vemos Don e Rosie se conhecerem, se apaixonarem sem pressa, sem nem perceber. Vemos os dois ajudando um ao outro a crescerem, a mudarem para melhor. E é lindo. E me deixou curiosa para saber o que vai acontecer na continuação, apesar desse livro ter tido sim um final. Indico para quem está procurando uma história boa, e que não se incomode com a narração lenta.

Série:
1. O Projeto Rosie
2. O Efeito Rosie.


12 Comentários

  1. Oi Adri!
    Realmente a história deste livro é muito interessante e chega a ser até fofa, estou bem curiosa para a leitura deste livro. Achei a história tão fofa que acho que daria um bom filme de romance. Parabéns pela resenha, e obrigada pela indicação do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Realmente, acho que daria um filme incrível. Tomara que você tenha a oportunidade de ler e que goste :)

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Adri,
    Esse foi um dos melhores livros que devorei (sim! Devorei). achei maravilhosa a narrativa e a personalidade do Don e da Rosie me cativaram, só fiquei chateada da editora não ter mantido o padrão da primeira edição que acho mais bonita.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Acredito que eu também teria devorado esse livro se tivesse lido em outro momento, mas acabei achando ele meio cansativo, apesar de ter adorado a história. E concordo com você, essa edição é tão linda, né? E a da continuação não combina nada com ela :/

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri, conheço esse livro há um tempo mas nunca tinha visto uma resenha dele. A história me chamou a atenção mas sabe quando algum outro livro sempre passa na frente? É assim com ele. Pelo que você contou a relação do Don e da Rosie me lembrou um pouco o Leonard e a Penny de The Big Bang Theory. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade! Eu também estava desse jeito, sempre outro passava na frente e nunca chegava a vez dele. Mas valeu a pena rs. Acho que lembra sim, pelo que eu conheço do Leonard e da Penny (não assisto frequentemente TBBT).

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Adri. Sinceramente este livro nunca me interessou. Sempre achei o título meio sem graça mas, lendo sua resenha percebi que talvez não seja tão chato assim. Não estou dizendo que vou correndo comprá-lo, mas se surgir a oportunidade irei lê-lo sim. kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Acho que é uma leitura mais lenta, sei lá. Não é o tipo de livro que eu leia muito, na correria do dia a dia não tenho paciência com narrativas muito lentas, mas costumo gostar bastante quando finalmente crio coragem e leio rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Adri! Namoro esse livro há muito tempo, já cogitei até ler em e-book mesmo porque nunca consigo comprá-lo. Descobri ele por causa de comparações do Don com o Sheldon de The Big Bang Theory, e desde então quero muito ler! Adorei que tenham lançado a continuação, e ainda por cima que tenham feito isso antes que eu comprasse com a primeira capa que não ia combinar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Acredita que eu nunca tinha ouvido falar dessa comparação com TBBT até postar a resenha? rs Sobre a combinação das capas, apesar de a outra combinar com a do segundo, prefiro mil vezes essa, acho ela tão bonitinha.

      Beijos

      Excluir
  6. Confesso que achei desnecessário uma continuação quando o livro tem um final amarrado, parece mais ganância do autor em querer se aproveitar do sucesso, tenho o livro e não li ainda, é uma estória leve, típica daqueles filmes da tarde para passar o tempo, com romance, humor apesar da narrativa mais arrastada, é uma das próximas leituras, depois quero saber o que achou da sequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David! Também não entendi muito bem o porquê da continuação, esse fecha direitinho. Mas é bom que aí quem não quiser ler o segundo lê só o primeiro e considera como livro único, que não perde nada rs. Mas vou dar uma chance à continuação, e espero que seja boa.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.