A Garota Sem Passado – Michael Kardos:
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304
Classificação: 3/5

Resenha:
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas quando vi nos lançamentos da Arqueiro e li a sinopse, achei bem interessante, então decidi ler. Como não sabia o que esperar, nem fui ler com expectativas nem nada, mas mesmo assim não gostei muito. A história é ótima, criativa, e muito bem feita. Porém, não consegui me adaptar ao estilo alternado de narrativa que o autor escolheu, o que estragou bastante a leitura para mim.

Temos duas histórias principais. A primeira conta a história de Meg Miller, uma garota que, quando tinha apenas três anos, escapou de ser assassinada pelo pai, que conseguiu matar apenas a mãe. Porém, foi dada como morta pela polícia e levada para viver com os tios em uma cidadezinha escondida, sob uma identidade falsa, tudo para que o pai nunca a encontrasse, já que ele fugiu e sempre existia o perigo de ele ir atrás dela.

A outra história se passa quinze anos antes, e conta como foram os três dias que antecederam o crime na vida de Ramsey Miller, o pai de Melanie. Ramsey teve uma vida péssima, não conseguia manter um emprego, bebia, brigava, e vivia na prisão. Mas isso mudou quando ele conheceu Allison, sua esposa. Por ela, ele se tornou uma pessoa decente. E por Meg, ele fez de tudo para ser um bom pai.

Agora Meg é Melanie, uma garota de 18 anos que está grávida, e decidida a não deixar seu filho passar pelo mesmo que ela passou. Assim, ela decide desobedecer todas as regras dos seus tios e voltar para sua cidade natal, a fim de descobrir de vez onde está seu pai, e ser uma pessoa livre. Então Melanie, se passando por uma jornalista, irá procurar os antigos conhecidos de seus pais e tentar descobrir mais sobre a vida do pai, de modo a achar alguma coisa que a polícia possa ter deixado passar.

Mas, quanto mais ela busca por respostas, mais perguntas ela obtém. Melanie começa a conhecer a vida de seus pais, como eles eram, e o porquê de ter sido um choque tão grande o crime cometido. Afinal, ninguém nunca conseguiu encontrar um motivo qualquer para Ramsey ter tido um ataque naquele dia e resolvido assassinar sua família daquela maneira tão cruel. E como ele conseguiu se manter escondido por todo aquele tempo? Melanie vai entrar em um caminho sem volta nessa perseguição, e o final pode não ser nada do que ela espera.

Michael Kardos criou uma história interessantíssima, e muito bem pensada. É incrível como as coisas fazem sentido quando você lê, mas é impossível chegar nas respostas por conta própria. O desfecho me surpreendeu completamente, em praticamente nenhum momento adivinhei o que iria acontecer. Porém, a alternância de narrativas realmente não me agradou. Cada vez que eu me conectava com uma das histórias, o autor ia lá e pulava para a outra, e eu tinha que começar tudo de novo. Assim, o livro acabou ficando monótono, e foi me prender só lá para o finalzinho. Para mim isso realmente não funcionou, e estragou o que teria sido um livro maravilhoso.

A edição da Arqueiro é simples, bem feita, possui uma capa que combina com a história, e não notei erros significativos durante a leitura. Sobre o livro, indico bastante para aqueles que gostam de um bom suspense policial, mas principalmente para aqueles que não se importam com a quebra constante da história. É uma história muito boa, e que para mim só perdeu pontos pela narrativa mesmo.


8 Comentários

  1. Oi Adri,
    Não são todas as histórias com esse tipo de narrativa que me cativa O.o, acho interessante, mas muitas vezes me vejo meio perdida. Apesar do mistério e de querer saber o que a Melanie descobre, não pretendo ler esse livro agora.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Ao contrário de você, sempre me interesso, mesmo já antecipando que provavelmente não vou gostar tanto rs

      Beijos

      Excluir
  2. A história parece ser muito boa, uma pena o autor ter estragado tudo alternando as narrativas :( Mesmo assim, gosto de desfechos surpreendentes e vou ler esse livro por estar curioso para saber o que acontece. Abraços, amei a resenha, me esclareceu muita coisa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan! Quem sabe para você funcione a narrativa do autor, vi gente que gostou. De qualquer forma, a história é interessantíssima, tomara que você goste :)

      Beijos

      Excluir
  3. Olá Adri, não vou mentir que sua resenha me desmotivou um pouco para ler esse livro. Adoro um bom suspense policial e tinha amado a premissa da obra mas não sei se consigo encarar uma leitura com uma narrativa dessa forma, ainda mais com a diferença temporal existentes. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade! Mas se tem interesse no livro, não deixe de ler. As vezes você já vai com menos expectativas e já esperando essa forma de narrativa e acaba gostando :)

      Beijos

      Excluir
  4. Quando li a sinopse desse livro achei super interessante, gosto de um bom suspense policial. Uma pessoa que conheço até me disse que iria me dar esse livro, estou aqui ansiosa esperando, espero que a pessoa tenha falado sério. Quero muito ler e tirar minhas própria conclusões, mas creio que vou gostar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Tomara que você ganhe o livro rs, e que goste mais do que eu! A história é maravilhosa, se você não se incomodar com a narrativa.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.