Eu Estive Aqui – Gayle Forman:
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 240
Classificação: 4/5

Resenha:
Esse não foi o primeiro contato que tive com a escrita da autora. Li Se Eu Ficar faz alguns anos, e lembro que gostei bastante. Então, assim que vi Eu Estive Aqui fiquei bem curiosa, principalmente ao ler a sinopse e ver que o livro envolvia, além de um drama, um pouco de mistério. O livro não foi nada do que eu esperava, mas me surpreendeu indo por outro caminho bem interessante.

Eu Estive Aqui conta a história de Cody, uma garota que acabou de perder a melhor amiga, e que se culpa pelo acontecido. Afinal, Meg era sua melhor amiga, ela devia ter percebido que a amiga estava tão mal, devia ter notado alguma coisa. A notícia de seu suicídio não deveria ter sido uma surpresa tão grande. Mas foi. Como Cody não percebera nada?

As duas andavam distantes desde que Meg fora para a faculdade em outra cidade e Cody ficara em sua casa, mas elas continuavam melhores amigas. Elas contavam tudo uma para a outra. Ou costumavam contar. Meg nunca mencionara a ideia de se matar, nunca nem falou nada parecido. Cody não entende por que a amiga não foi até ela antes de resolver tomar um frasco de veneno sozinha em um quarto de motel.

Porém, a medida que Cody vai entrar mais a fundo na vida de Meg, ela vai descobrir coisas sobre a vida de sua amiga que ela nunca imaginou. Ao buscar as coisas da amiga em seu antigo quarto da faculdade, Cody vai encontrar o notebook da amiga. E, dentro dele, a chance de descobrir o que levou Meg a tomar essa atitude tão drástica.

Cody vai descobrir que Meg tinha toda uma vida que ela não fazia parte. E por culpa sua. Ela ficara tão chateada de ter sido deixada para trás na cidadezinha na qual as duas tinham prometido escapar juntas que acabou se isolando, se afastando da nova vida da amiga. E o que ela perdeu ela nunca vai recuperar. Mas Cody vai descobrir o que realmente aconteceu com a amiga, não importa o quão difícil seja.

Eu Estive Aqui trata de um assunto pesado e difícil de escrever, mas a autora soube explorar muito bem. Além disso, ela soube inovar, não foi pelo caminho óbvio que eu imaginei no início e, mais que isso, trouxe um lado que realmente te convence, te faz sentir que o final daquela história deveria ser aquele mesmo, porque faz todo o sentido. Acredito que o final encaixou perfeitamente com o resto da história, e ainda trouxe uma mensagem importantíssima.

Sobre a edição da Arqueiro, só uma palavra: linda. A capa ficou maravilhosa, e a diagramação, apesar de simples, ficou muito bem feita. Notei um ou outro erro, mas nada que atrapalhasse a leitura. No geral, eu gostei bastante do livro. Ele é aquele tipo de livro que te deixa pensando, porque ele não está longe da realidade. Infelizmente, isso realmente acontece por aí. Recomendo a leitura para quem gosta de livros mais reais, com temas mais pesados.


8 Comentários

  1. Oi Adri!
    Faz pouco tempo que li Se eu ficar e gostei da narrativa da autora, então estou bem curiosa sobre Eu estive aqui. A história parece ser muito boa, fico feliz que autora tenha conseguido trabalhar bem um tema complicado como suicídio e imagino que esse ar de mistério deixe a história incrível. Eu também gostei muito dessa capa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise! Estou morrendo de vontade de reler Se Eu Ficar, para poder ler a continuação rs. A história de Eu Estive Aqui é incrível, tomara que você consiga ler :)

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Adri! A escrita da Gayle é deliciosa e comovente. Não conhecia a história desse livro mas fiquei interessada. Gayle costuma tratar te temas mais pesados e acredito que tenha desenvolvido uma boa trama nesse livro. Gosto bastante deste tipo de mistério mas se puxar para o cliché já era a paixão pelo texto. Vou procurar para ler!

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! É incrível o jeito que ela consegue abordar esses temas, ao mesmo tempo em que não fica pesado, não fica aquela leitura leve, sabe? Acho que ela acerta direitinho. Tomara que você goste :)

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri!
    Li Se Eu Ficar logo depois de saiu o filme e gostei mas foi Para Onde Ela Foi que me fez gostar da autora, é a continuação de SEF e nossa eu amo muito se você ainda não leu eu recomendo.
    Eu Estive Aqui é um livro que sou doida para ler desde que foi lançado, esse motivo do suidicio e a descoberta de como era a outra vida da amiga me faz muito curiosa sobre ele, esse mistério.. A Gayle aborda, e muito bem, temas importantes e que como você disse infelizmente ocorrem.
    Ah, sem falar que a capa é linda. Ainda quero lê-lo até o final do ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória! Li Se Eu Ficar tem uns três ou quatro anos, e desde então sou doida para ler a continuação. Não sei porque ainda não li, mas quem sabe nas férias não consigo pega-lo para ler? rs É incrível como a Gayle consegue desenvolver esses temas mais complicados de se falar, não é? Tomara que você consiga ele logo :)

      Beijos

      Excluir
  4. Um tema realmente pesado, mas necessário de ser discutido e poucos autores tem essa coragem de falar sobre isso de uma forma tão bem feita como parece que a Gayle fez, nos faz refletir e pensar que nunca conhecemos de fato outra pessoa, seja familiar ou amigo, todos escondem segredos que podem causar esse tipo de coisa, a busca por respostas de Cody e os motivos de Meg devem prender o leitor até o fim e ainda bem que o final encerra bem a história, votei nessa capa na escolha que a Arqueiro realizou no facebook, dá um ar mais pesado mesmo que é o que a sinopse passa e combina perfeitamente, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David! Não costumo ler livros nesse tema, então não tenho muito como falar, mas achei que a autora acertou bem na escrita. A capa ficou linda mesmo, e combinou bem com a história :)

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.