Vermelho como Sangue – Salla Simukka:
Série: Trilogia Branca de Neve #1
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 240
Classificação: 2/5

Resenha:
Não comecei o ano de 2015 bem nas leituras, e não esperava começar. Já tinha visto inúmeros comentários negativos sobre esse livro, e não estava confiante de que a minha opinião seria diferente. Mas sempre existe a ideia de me surpreender com livros que eu não esperava gostar, então fui ler mesmo assim. Até porque Vermelho como Sangue é um livro super fino e provavelmente rápido de ser lido.

Não sabia nada sobre ele, somente que tinha algo a ver com a história da Branca de Neve e que tinha um mistério que levava a um lado meio policial. Se tivesse lido sobre ele antes, teria ficado morrendo de vontade de ler, mas só conheci o livro graças aos comentários negativos, então nem me animei muito. E mesmo assim me decepcionei. O livro não me prendeu em momento algum, e tive que me forçar a continuar lendo, porque, se eu tivesse o costume de abandonar livros, esse teria sido um deles.

Vermelho como Sangue conta a história de Lumikki Andersson, uma garota finlandesa de apenas 17 anos que mora sozinha em uma cidade estranha. Lumikki é uma garota quieta que tenta passar despercebida no meio de uma prestigiada escola de arte, a qual ela conseguiu ser aceita para fugir de um passado tão traumático.

E é nessa escola que a protagonista descobre algo que irá mudar sua vida. Lumikki desde sempre aprendeu a achar lugares isolados para se esconder, para ter paz. E é a câmara escura das aulas de fotografia que serve como seu esconderijo por lá. Só que ela irá encontrar algo lá que não deveria estar lá. Afinal, a escola definitivamente não teria montes de cédulas de dinheiro manchadas com sangue estendidas lá, para todos verem.

Mas Lumikki logo vai descobrir os donos desse dinheiro. E vai desejar nunca ter se metido nessa história, pois para algumas coisas não há volta. Lumikki logo se encontrará envolvida em uma história perigosíssima, buscando descobrir a verdade sobre algo que preferia nunca saber existir. Mas ela não vai desistir. Lumikki sabe se virar nos mais diferentes locais, se disfarçar como ninguém, e sabe sair de qualquer situação, por mais impossível que ela pareça.

Afinal, ela não é apenas uma garota de 17 anos que não sabe de nada. Lumikki é extraordinária. Ela aprendeu sozinha coisas impossíveis, e sabe se comportar melhor do que um agente infiltrado com anos de treinamento. Ela conseguirá enganar e descobrir coisas que ninguém antes conseguiu. Ela conseguirá criar um plano perfeito, e o mais impressionante, levá-lo adiante sem maiores problemas. E isso foi uma das coisas que me incomodou.

Todos os comentários que vi já tinham falado sobre o fato de a protagonista simplesmente se comportar como se fosse a coisa mais normal do mundo se meter no meio de uma história perigosíssima e tudo mais, como se fosse uma brincadeira e que nada pudesse dar errado. E o pior de tudo foi o fato de as coisas realmente darem certo na maioria das vezes, a personagem simplesmente tinha muita sorte e conseguia sair de qualquer situação. Me irritou. Demais.

Outra coisa foi o passado da personagem. A autora insere pequenas lembranças sobre o passado horrível da personagem, e que me fizeram imaginar uma coisa completamente diferente, fiquei tentando imaginar algo que justificasse a experiência toda que ela tinha, algo que explicasse a história ser do jeito que era. Mas não foi nada disso, foi outra decepção. A autora simplesmente jogou um motivo e nem se deu ao trabalho de explicar o porquê.

Sobre a edição da Novo Conceito, está ótima. A capa é maravilhosa, realmente chama a atenção do livro, e a diagramação está simples e bem feita. Não notei erros de digitação nem de diagramação, mas notei algumas faltas de divisões nas cenas, as vezes tinha que voltar um pouquinho para entender quando tinha mudado, mas nada que estragasse a história. O que estragou o livro foi a história mesmo, não me convenceu. Como vocês sabem, nunca vou dizer que um livro é ruim, e que não vale a pena ser lido, porque sempre vai ter alguém que vai gostar, mas eu não leria de novo.

Série:
1. Vermelho como Sangue
2. Branco como a Neve (não publicado no Brasil)
3. Preto como o Ébano (não publicado no Brasil).


8 Comentários

  1. Puxa que decepcionante. Esse com certeza não se pode julgar pela capa. É tão chato ler um livro e depois ter que escrever uma resenha assim negativa, tão mais gostoso falar que foi um boa leitura, cheia de surpresas. Não tinha visto nada a respeito desse livro mas pela capa achei que fosse um livro bom, fiquei bem triste em saber que não houve desenvolvimento de história e sério, a coisa mais irritante é você ler um livro em que tudo se resolve num vapt e vupt, a pessoa imaginou, fez e deu certo, ainda mais num livro desses que trabalha um lado mais policial. Uma pena que não lhe foi uma leitura agradável Adri.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! A capa realmente chama a atenção, né? Parece ser um livro ótimo. Realmente, é muito chato fazer uma resenha negativa, preferia mil vezes que os livros fossem todos maravilhosos rs. É mesmo uma pena, a história tinha tudo para ser ótima, mas não achei isso.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Adri. Confesso que ainda não li a obra e tenho lido muitas críticas a respeito, principalmente pelo fato da protagonista agir como se fosse absolutamente normal se envolver em algo tão perigoso, como você disse. Realmente, fica complicado; mas ainda pretendo ler a obra para saber e sentir essas sensações ou me surpreender, quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty! É mesmo complicado isso, mas vai que você acha uma coisa diferente? rs Sempre prefiro ter a minha opinião, principalmente quando é um livro que ouço comentários bem negativos ou bem positivos, pois as vezes me surpreende. Tomara que você se surpreenda :)

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri!
    E também já li alguns comentários negativos sobre o livro, mas também li uma ou duas resenhas positivas. Não senti curiosidade sobre a história e como também não gosto quando tudo parece fácil demais para a protagonista acho que não vou ler Vermelho como sangue tão cedo...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise! Não cheguei a ver nenhuma resenha positiva dele, acredita? Mas como você nem tinha ficado curiosa, nem vale a pela ler, né?

      Beijos

      Excluir
  4. Nunca li nada da autora.
    Já vi sobre essa trilogia.
    Eu sou assim, mesmo quando todo mundo está falando que o livro é ruim eu sinto vontade de pegar pra ler e tirar minhas proprias conclusoes. Hahaha
    Foi o que aconteceu com alguns livros, falavam que era ruim e eu teimava que teria que ler pra tirar minhas proprias conclusoes.
    Mas foi uma pena que voce nao gostou do livro.
    Também tenho o costume de não abandonar os livros, sempre acho que no meio ou no fim vai ficar bom!
    Li algumas resenhas sobre o livro, não me chamou muito a atenção. So reparei porque falava sobre branca de neve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! É exatamente por isso, adoro ler os livros que todo mundo fala mal, porque normalmente vou com as expectativas baixas e acabo me surpreendendo, e isso é ótimo. Odeio abandonar livros porque penso que já que já "gastei" todo aquele tempo lendo ele, tenho que pelo menos saber o final, né? Vai que melhora rs.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.