The 100: Os Escolhidos – Kass Morgan:
Série: The 100 #1
Editora: Galera
Número de páginas: 288
Classificação: 3/5

Resenha:
Conheci esse livro graças à série de TV, e desde então estava morrendo de vontade de ler o livro, já que adoro a série. Comprei logo que saiu, mas vi alguns comentários bem negativos e acabei desanimando. E ele ficou esquecido por um bom tempo na estante, mas resolvi ler logo para ter a minha opinião também. É muito diferente da série, a qual eu prefiro, mas o livro não é ruim não. Me decepcionei, claro, mas não foi tão ruim quanto estavam dizendo.

The 100 se passa no futuro, quando a Terra foi contaminada por uma bomba nuclear que tornou o planeta inabitável por conta da radiação. Assim, o que restou da população vive no espaço, em um conjunto de naves que formam a Arca. Lá as leis são duras, qualquer infração significa prisão, e os maiores de 18 anos são executados. Apenas os menores são presos e possuem a chance de um novo julgamento.

O controle da população também é bem rígido, já que eles possuem um espaço e recursos limitados. Cada casal só pode ter um filho, e nada mais. Caso a pessoa tenha outro filho, ela será presa e executada. As coisas são difíceis, mas eles têm vivido assim por quase 200 anos, esperando a Terra se tornar habitável de novo, sonhando em finalmente ir para casa. Os estudos mostram que falta pouco para isso acontecer. Daqui uma ou duas gerações eles poderão ir para casa.

Mas eles vão descobrir que eles não podem mais esperar tudo isso. A Arca aguentou por muito tempo, mas ela vai começar a ter problemas. Problemas que não podem ser resolvidos tão facilmente. Problemas causados pela superlotação da nave. E a solução encontrada é a Terra. Eles precisam descobrir se a Terra pode ser habitada agora. E, para isso, eles vão mandar um grupo de 100 prisioneiros para descobrir.

O livro começa quando os prisioneiros estão sendo mandados para a Terra, e introduz a história através de flashbacks nos apresentando a história dos personagens, ao mesmo tempo em que vamos os conhecendo no presente. The 100 possui vários personagens principais, e cada um conta a sua história, que acaba se interligando com a dos outros. A história se divide entre os personagens que chegam a Terra, e os que permanecem na Arca, e as dificuldades que cada um enfrenta, independente de onde estão.

Esse primeiro livro é mais uma introdução à história, começa a nos mostrar o que aconteceu com o mundo, o que foi preciso fazer para a raça humana sobreviver, e o que causou isso. Ele é bem lento, porque introduz cada personagem, contando sua história e tudo mais, mas é bom para conhecermos bem cada um, e entendermos como está o mundo nessa época, porque está completamente mudado, não dá para saber o que esperar.

Me decepcionei porque estava esperando uma coisa mais dinâmica, como a série de TV, e o livro é bem diferente. Alguns personagens que existem na série de TV não existem no livro, outros existem no livro e não existem na série, e outros que existem nos dois foram completamente mudados. Me incomodou, porque eu adoro a série de TV, mas acredito que se eu tivesse lido antes de assistir teria gostado bastante.

A edição da Galera é boa. A capa é bonita, bem feita, a diagramação é bem simples, boa de ler, e eu não notei muitos erros de digitação nem de ortografia. The 100 não é um livro para se indicar para qualquer um, quem já assistiu a série de TV provavelmente não vai gostar. Mas é apenas o primeiro livro, então, mesmo eu não tendo gostado tanto assim, provavelmente vou querer continuar a ler o resto da série.

Série:
1. Os Escolhidos
2. Day 21
3. Homecoming.


Tecnologia do Blogger.