O Diário da Princesa – Meg Cabot:
Série: Diário da Princesa #1
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288
Classificação: 5/5

Resenha:
Eu não tinha a menor intenção de fazer resenha desse livro, e não vou fazer dos outros nove livros, afinal, todo mundo conhece DDP. Mas eu terminei de reler, e ele é tão bonitinho que não consegui não vir falar dele. O Diário da Princesa foi um dos primeiros livros que li fora Harry Potter, bem antes de me tornar uma leitora de verdade (eu sempre fui uma leitora, mas antes eu lia praticamente só Harry Potter rs). Eu sou completamente apaixonada por essa série, não importa o quão infantil e bobinha ela seja.

Em O Diário da Princesa, Mia Thermopolis, uma garota de 14 anos que não acha ter nada de especial, nos conta sua história através de um diário. Mia achava que sua vida já estava ruim o suficiente quando se viu com um corpo totalmente fora do padrão, reprovando em álgebra e apaixonada por um garoto que nem a notava (aliás, nenhum garoto a notava). Mas como se isso não bastasse, ainda tinha o fato de sua mãe estar namorando com seu professor de álgebra. Sim, aquele que a estava reprovando.

Mas o pior ainda estava por vir. Seu pai não é apenas um político importante da Genovia, e sim o príncipe de Genovia. E, se não bastasse isso, ela é sua única herdeira, devido a um câncer que o deixou estéril. Isso seria como um conto de fadas, não? Qualquer garota adoraria descobrir ser uma princesa. Mas Mia não é qualquer garota. Mia nunca sonhou em ser uma princesa. Mia nunca quis ser uma princesa.

Tudo o que ela queria era continuar sendo a garota comum e sem graça que sempre fora, com uma melhor amiga de quem todos tem medo, uma mãe pintora e irresponsável, um pai distante com quem passa as férias, e um gato gordo, morando no Loft onde sempre morou, e que está reprovando em Álgebra. Tudo bem, talvez não essa última parte. Tudo o que ela NÃO queria era ser obrigada a ter aulas de como ser uma princesa com Grandmère, sua avó paterna, todos os dias depois da escola.

Mas parece que é isso que vai acontecer, e ela não tem nenhuma escolha, a não ser que queira se mudar para Genovia com seu pai. E isso não é uma opção para ela. Apesar de sua vida não ser ótima em Nova York, é lá que vivem seus amigos, sua mãe, seu gato, é lá que está toda a sua vida. E ela não vai abandonar isso. Então ela terá que aprender a conviver com isso, enquanto tenta lidar com sua vida normal, que, por sinal, não será normal por muito tempo. Porque, não importa o quanto ela tente, ela não conseguirá manter o fato de ser uma princesa em segredo por muito tempo.

O livro é um diário, então a própria Mia nos conta sua história, seus pensamentos. Mas ela também o usa para fazer anotações, deveres de casa, coisas a fazer, o que nos faz nos sentirmos mais próximos ainda dela. Ela está nos contando sobre seu dia e, do nada, escreve sobre os próximos deveres de casa, ou algo do tipo. Mas não nos deixa confusos, só faz parecer mais ainda que é um diário, um local onde ela escreve as coisas importantes.

Mia faz muitas coisas ridículas, daquelas que você sente vergonha por ela (a primeira vez que li esse livro tinha 14 anos, assim como a Mia, e mesmo assim senti vergonha por ela), mas afinal, ela é apenas uma menina ingênua, e que realmente não sabe o que está fazendo. Nesse primeiro livro vemos mais sobre ela se adaptar à ideia de ser uma princesa, enquanto tenta conviver com seus amigos e com a “popularidade” que seu novo status traz.

Diário da Princesa é uma leitura super válida. Sim, é infantil, é a história de uma garota de 14 anos que descobre ser uma princesa. Mas e daí? É uma história muito fofa, e que vale totalmente a pena ser lida. É um livro super rápido de ser lido e, apesar da série ter 10 livros, não é cansativo, porque a forma que a Meg escreveu o livro te prende e você nem percebe o tempo passando. Não indico a qualquer um, apesar de ser um livro da Meg, porque afinal, é bem adolescente sim. Mas vale a pena ser lido.

PS: Eu consegui completar a coleção com os livros antigos!! Depois de anos tentando, finalmente consegui os 10 livros todos bonitinhos, são tão lindos *--*

Série:
1. O Diário da Princesa
2. A Princesa Sob os Refletores
3. A Princesa Apaixonada
4. A Princesa a Espera
5. A Princesa de Rosa Shocking
6. A Princesa em Treinamento
7. A Princesa na Balada
8. A Princesa no Limite
9. Princesa Mia
10. Princesa para Sempre.


Tecnologia do Blogger.