The 100: Os Escolhidos – Kass Morgan:
Série: The 100 #1
Editora: Galera
Número de páginas: 288
Classificação: 3/5

Resenha:
Conheci esse livro graças à série de TV, e desde então estava morrendo de vontade de ler o livro, já que adoro a série. Comprei logo que saiu, mas vi alguns comentários bem negativos e acabei desanimando. E ele ficou esquecido por um bom tempo na estante, mas resolvi ler logo para ter a minha opinião também. É muito diferente da série, a qual eu prefiro, mas o livro não é ruim não. Me decepcionei, claro, mas não foi tão ruim quanto estavam dizendo.

The 100 se passa no futuro, quando a Terra foi contaminada por uma bomba nuclear que tornou o planeta inabitável por conta da radiação. Assim, o que restou da população vive no espaço, em um conjunto de naves que formam a Arca. Lá as leis são duras, qualquer infração significa prisão, e os maiores de 18 anos são executados. Apenas os menores são presos e possuem a chance de um novo julgamento.

O controle da população também é bem rígido, já que eles possuem um espaço e recursos limitados. Cada casal só pode ter um filho, e nada mais. Caso a pessoa tenha outro filho, ela será presa e executada. As coisas são difíceis, mas eles têm vivido assim por quase 200 anos, esperando a Terra se tornar habitável de novo, sonhando em finalmente ir para casa. Os estudos mostram que falta pouco para isso acontecer. Daqui uma ou duas gerações eles poderão ir para casa.

Mas eles vão descobrir que eles não podem mais esperar tudo isso. A Arca aguentou por muito tempo, mas ela vai começar a ter problemas. Problemas que não podem ser resolvidos tão facilmente. Problemas causados pela superlotação da nave. E a solução encontrada é a Terra. Eles precisam descobrir se a Terra pode ser habitada agora. E, para isso, eles vão mandar um grupo de 100 prisioneiros para descobrir.

O livro começa quando os prisioneiros estão sendo mandados para a Terra, e introduz a história através de flashbacks nos apresentando a história dos personagens, ao mesmo tempo em que vamos os conhecendo no presente. The 100 possui vários personagens principais, e cada um conta a sua história, que acaba se interligando com a dos outros. A história se divide entre os personagens que chegam a Terra, e os que permanecem na Arca, e as dificuldades que cada um enfrenta, independente de onde estão.

Esse primeiro livro é mais uma introdução à história, começa a nos mostrar o que aconteceu com o mundo, o que foi preciso fazer para a raça humana sobreviver, e o que causou isso. Ele é bem lento, porque introduz cada personagem, contando sua história e tudo mais, mas é bom para conhecermos bem cada um, e entendermos como está o mundo nessa época, porque está completamente mudado, não dá para saber o que esperar.

Me decepcionei porque estava esperando uma coisa mais dinâmica, como a série de TV, e o livro é bem diferente. Alguns personagens que existem na série de TV não existem no livro, outros existem no livro e não existem na série, e outros que existem nos dois foram completamente mudados. Me incomodou, porque eu adoro a série de TV, mas acredito que se eu tivesse lido antes de assistir teria gostado bastante.

A edição da Galera é boa. A capa é bonita, bem feita, a diagramação é bem simples, boa de ler, e eu não notei muitos erros de digitação nem de ortografia. The 100 não é um livro para se indicar para qualquer um, quem já assistiu a série de TV provavelmente não vai gostar. Mas é apenas o primeiro livro, então, mesmo eu não tendo gostado tanto assim, provavelmente vou querer continuar a ler o resto da série.

Série:
1. Os Escolhidos
2. Day 21
3. Homecoming.


12 Comentários

  1. As os comentários negativos e acaba desanimado..
    Acontece comigo sempre fico super animado com livro
    leia a resenha em blog e minha vontade de ler
    diminui bastante. Mas depois de tempo percebi que talvez que
    ele não eu possar gosta, entende! The 100 parece ser um otima serie
    espero pode ter a oportunidade de ler este livro e acompanhar a serie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Girlene! Acho que o livro tem uma ótima história, e ele é apenas o primeiro, sabe? Tem muita história para ser contada. Mas assisti a série de TV primeiro, e ela me conquistou, então prefiro a série rs. Tomara que você goste!

      Beijos

      Excluir
  2. Eu comecei a assistir a serie na tv e acabei parando de assistir, meu marido reclamava muito dela rs,
    mas tenho vontade de voltar a ver.
    Um pena o livro não ser tão dinamico, eu ja tinha visto outros comentarem que não era tão agil quanto ao seriado, não acredito que va ler o livro, mas uma hora volto a assistir ao seriado, pois eu gostava,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny! Acho que a questão do livro é que ele é apenas o primeiro, sabe? A autora só estava introduzindo a história, por isso que é mais devagar. Mas a série de TV, na minha opinião, é bem melhor rs. Assista sim *--*

      Beijos

      Excluir
  3. Bom, acho que já passei por algo assim, comecei a ler The Walking Dead, e quando vi que tinha a série, fui ver toda empolgada, e tipo, não era o livro, depois que descobri que era baseado na HQ, e agora que eu li o terceiro acho que to começando a entender algumas ligações e pretendo voltar a ver, mas a decepção continuou, rs. Gostei por ser uma distopia, mas agora não sei se leio antes de ver p não me decepciona ou vejo e depois vou pra psicologa ou algo assim, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Realmente, as séries de TV que eu assisto que são baseadas em livros e depois vou ler o livro, normalmente me decepciono, acho que é porque na TV as coisas acontecem mais rápido, sabe? Até hoje não consegui decidir se é melhor ler ou assistir antes rs.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti a serie, então eu posso ler sem me sentir decepcionada.
    As series e seus personagens sempre mudam no decorrer dos episódios, esta cada vez mas difícil encontrar uma serie fiel ao livro, mas as vezes as mudanças ficam legal e outras vezes nem tanto.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! É uma boa ideia, assim é bem mais fácil de gostar do livro rs. Concordo com você, e a maioria das séries que assisto que são baseadas em livros que eu já li eu acabo preferindo a série, não sei porquê rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Achei a série show fiquei super empolgada para ler o livro e tals, e quando terminei a leitura a decepção.Não gosto quando fazem isso pra que "estragar" uma coisa tão boa?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia! Acho que é porque o livro tem vários, aí a autora vai com calma, né? Na série é bem mais dinâmico, sei lá. Mas também gostei bem mais da série.

      Beijos

      Excluir
  6. Que pena que não foi tudo aquilo que você esperava Adri. Minha amiga leu e disse que amou demais e fiquei bem tentada a ler e a sinopse me deixa ainda mais curiosa porque sou uma amante da química e essa coisa de radiação, extinção de vidas e tudo o mais me fascina. Portanto espero conseguir ler, mas não tenho mais muito interesse pela série de tv, se tivesse mais tempo talvez desse uma chance. Vou ler e se gostar prossigo para a tv. Espero que os próximos livros sejam mais satisfatórios para você.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! É ruim quando a gente se decepciona, né? Mas é apenas o primeiro livro, então era para esperar já ele ser lento. Também gosto bastante de ler sobre isso, mas esse primeiro livro nem focou muito no assunto, ficou mais por cima, sabe? Espero que nos próximos eles expliquem melhor, porque é interessantíssimo. Tomara que você goste do livro, lendo antes de assistir tem bem mais chances de você gostar rs.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.