Cidade das Cinzas – Cassandra Clare:
Série: Os Instrumentos Mortais #2
Editora: Galera
Número de páginas: 405
Classificação: 5/5

Resenha:
Cidade das Cinzas é o segundo livro da série Os Instrumentos Mortais. Então, se você ainda não leu o primeiro livro, eu aconselho que você não leia esta resenha, pois ela contém spoilers dele.

Depois da descoberta desesperadora do final de Cidade dos Ossos, Jace e Clary estão se evitando. Nenhum dos dois sabe como agir perto do outro, então é melhor assim. Mas isso não quer dizer que eles não sintam a falta um do outro. E eles terão que se acostumar com a nova realidade, porque ela não vai mudar. E eles terão que aceitar isso cedo ou tarde.

Clary está vivendo com Luke, já que sua antiga casa não existe mais, e sua mãe está no hospital, sem a menor previsão de melhora. Como Luke está o tempo todo no hospital cuidando de Jocelyn, Clary está sozinha. Ou não, ela tem Simon, seu melhor amigo, e que é, e sempre foi, apaixonado por ela. E ela o ama também, só não da forma que ele queria. É o grande problema, ela ama Simon como deveria amar Jace. Mas Clary sabe que precisa seguir em frente, e Simon está lá, só esperando por ela.

Jace voltou ao Instituto, mas está mais inquieto que nunca. Não consegue esquecer que Valentim está lá fora, e que ninguém consegue pará-lo. Além disso, ele não aguenta essa situação com Clary. A única coisa que o acalma são as lutas com os demônios, então ele, sempre que pode, sai a procura de um. É claro que Alec e Isabelle estão sempre com ele, não o deixariam sozinho. Mas agora que os pais de Alex e Isabelle estão de volta ao Instituto, as coisas serão diferentes. Maryse Lightwood não está nem um pouco feliz com Jace. Ela não acredita que ele não fazia ideia que era filho de Valentim, e que não estava o tempo todo espionando para ele. E ela não vai esconder sua desconfiança, muito pelo contrário.

Porém esses serão os menores de seus problemas. Crianças do submundo estão sendo mortas, e tudo indica que por vampiros. Cabe aos caçadores de sombras descobrirem a verdade e impedirem uma guerra entre os membros do submundo, uma guerra que não seria nem um pouco bem vinda. Juntando a isso, temos a aparição da Inquisidora, uma das mulheres mais poderosas entre os caçadores de sombras, responsável por inspecionar os membros e descobrir traições. E ela não está nem um pouco feliz com Jace. Maryse podia estar chateada com Jace, e duvidando dele, mas a Inquisidora tem certeza que Jace é culpado, e ela não vai descansar enquanto não puni-lo da forma que achar adequada. É quase uma vingança pessoal a Valentim.

Em Cidade das Cinzas conhecemos um pouco mais dos membros do Submundo, de seus costumes e tudo mais. Conhecemos um pouco dos costumes das fadas, das lendas sobre elas e tudo mais. Aliás, uma das minhas cenas preferidas desse livro acontece na Corte das Fadas (e acho que a de todo mundo que já leu). Também conhecemos mais dos poderes dos feiticeiros, graças a participação maior do Magnus na história. E conhecemos um pouco mais dos costumes dos vampiros, graças a um acontecimento do livro. Além disso, vamos cada vez mais conhecendo o modo de viver dos lobisomens, já que Luke é um personagem que aparece muito nesse livro.

Isso não quer dizer que os Caçadores de Sombras sejam deixados de lado, muito pelo contrário. Eles estão lá durante a história toda, e cada vez aprendemos um pouco mais sobre suas histórias, seus costumes, suas leis. Também ficamos sabendo mais sobre os demônios, como são controlados, os diferentes tipos que existem, e tudo mais. Em Cidade dos Ossos Cassandra Clare nos apresentou um mundo novo, em Cidade das Cinzas ela aprofunda cada vez mais esse mundo para que conheçamos mais e mais dele.

Nesse livro temos mais participação do Magnus, o que é uma coisa ótima, já que ele é um dos meus personagens preferidos. Também temos um desenvolvimento maior tanto do Alec quanto do Simon, os dois personagens crescem bastante. Personagens novos, como o Max *--*, irmão mais novo do Alec e da Isabelle, e a Maia, uma licantrope, aparecem e logo já nos fazem nos apegar a eles. Achei que a Isabelle ficou meio apagada nesse livro, mas quando ela aparece ela compensa o sumiço. Luke é o pai que Clary queria ter, está sempre lá por ela e por Jocelyn. Adorei a introdução da Maryse na história, acho que a série estava precisando de uma mãe (e eu adoro ela, e isso não é spoiler, porque eu realmente não me lembro o que acontece com ela nos outros livros, então é tudo baseado em Cidade das Cinzas). Valentim é um dos melhores vilões que já vi, ele realmente acredita que está fazendo o certo, ou pelo menos convence bem.

Achei a revisão de Cidade das Cinzas muito melhor do que a de Cidade dos Ossos, mas ainda notei muitos erros. Principalmente a falta de pontuação, coisa que ando vendo em muitos livros da Galera. Parece ser falha na impressão, mas mesmo assim. No mais, a edição está linda, e eu AMO a capa holográfica do livro. Reli Cidade das Cinzas como se tivesse lendo pela primeira vez. Me desesperei com algumas partes, morri de chorar mesmo sabendo que não aconteceria nada, morri de medo de acontecer algo (como se a história tivesse mudado desde a última vez que li, mas enfim). Recomendo bastante essa série, gosto muito.

Série:
1. Cidade dos Ossos (resenha)
2. Cidade das Cinzas
3. Cidade de Vidro (resenha)
4. Cidade dos Anjos Caídos (resenha)
5. Cidade das Almas Perdidas (resenha)
6. Cidade do Fogo Celestial (resenha).


25 Comentários

  1. Amo essa série é realmente muito boa mesmo!
    Você vai na bienal pegar autografo e conhecer a autora? Eu estou pensando em ir mas imagina a fila que vai está kkkk
    Esse capa holografia é realmente maravilhosa,quando eu li também vi esses erros de pontuação :/
    Beijos

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Infelizmente não vou poder ir na Bienal, não tenho como ir pra São Paulo em Agosto :/
      Realmente, a fila vai estar quilométrica rs, tem que ir cedo e pegar fila, né? rs Mas vale a pena, afinal, é a Cassandra! Estou torcendo pra ela visitar Brasília também, mas não acho que isso vá acontecer :/

      Beijos

      Excluir
  2. Essa série é excelente. Estou no quarto livro e posso afirmar, com todas as letras, que a Cassandra é genial. Além disso, as capas são maravilhosas.
    Gostei bastante da resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! A série é ótima, não é? Até agora o único que eu não achei perfeito foi o quarto, porque não gostei tanto dele. Mas mesmo assim a série é incrível :)

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri :)

    Eu já li Cidade dos Ossos e não gostei...Sei lá, acho a série clichê e os personagens irritantes. Estou criando coragem para ler Cidade de Vidro, mas que bom que você curtiu. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Que pena que você não gostou, mas é assim mesmo, né? Tem livros que gostamos e tem livros que não gostamos :)

      Beijos

      Excluir
  4. hahahahah com certeza, a cena da corte das Fadas é uma das melhores nesse livro! ;D

    ResponderExcluir
  5. É uma série maravilhosa, que amo muito, para mim só falta a leitura do último livro. Luke é ótimo e tão atencioso com Clary que parece ser o pai verdadeiro dela e não quem verdadeiramente é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma pena de terminar, não? Pra mim ainda falta o quinto e o sexto, mas estou relendo os outros pra ler esses logo, agora só falta criar coragem rs. Luke é ótimo, adoro ele *--*

      Beijos

      Excluir
  6. Quem não gosta da série e muito perfeita a única coisa que eu não gosto são os preços um pouco salgados...A capa é tudo, muito linda, a pontuação nunca reparei mas agora que você falo toda vez que eu reler vou começar a reparar- ansiosa para ter cidade do fogo celestial, preciso saber o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia! Pois é, os preços andam bem altos :/ quando eu comprei os primeiros eram até baratos, tinha bastante promoção, mas hoje em dia ta bem alto mesmo. As capas são maravilhosas, né? Acho que essa questão da pontuação nem atrapalha muito, mas é que andei reparando bastante isso nos livros da Galera atualmente. Também estou ansiosa por Cidade do Fogo Celestial!

      Beijos

      Excluir
  7. Sinceramente eu sou a pessoa mais confusa com essa serie, sempre tentam me explica-la mas nao entendo bulhufas, ia compras mes passado o box, mas nao deu. Espero poder compra-lo logo para saber a emoção que tu sentiu ao ler esse livro!
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Tô com tanta vontade de ler esse livro, mas o preço dele ta um absurdo, então vi na Avon e adorei, mas a minha alegria durou pouco rsrs, formato economico, não é muito a minha cara sabe, então não comprei :(


    Abçs Adri ::)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Realmente, formato econômico é muito ruim. Mas fica de olho que as vezes aparece promoção pelas lojas virtuais :)

      Beijos

      Excluir
  9. Adoro a Cassie :D !!!!!!!!!! Ótima série,mais prefiro a série Peças infernais S2 Ansiosa pelas Crônicas de Bane :D Amo Magnus Bane S2!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Até hoje só li o primeiro de As Peças Infernais, mas gostei bastante. Pretendo ler ela logo, fico feliz em saber que é boa mesmo. Magnus é demais, adoro ele *--*

      Beijos

      Excluir
  10. Eu preciso ler a continuação. Esse foi o último que li e quase morri no final. A Cassandra é demais. Não sei se vou conseguir o autógrafo dela na Bienal mas com certeza vou assistir a palestra que ela vai dar antes da sessão de autógrafos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Vai ser complicado pegar autógrafo dela, né? Eu não tenho a menor chance, já que nem pra Bienal não vou poder ir rs. Mas tomara que você consiga :) Nem tava sabendo da palestra, mas aí é bom que dá pra mais gente acompanhar, acho. Leia o próximo sim, Cidade de Vidro é lindo demais!

      Beijos

      Excluir
  11. Olá, Cassandra sabe como impressionar os leitores e fazer a gente se envolver com os personagens. Já li a série completa e recomendo.

    ResponderExcluir
  12. A Cassandra é demais! Com certeza está no meu top escritoras favoritas. A série é incrível e só melhora a cada livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. amo a série! apesar de não ter gostado muito do 1 filme :/

    ResponderExcluir
  14. Bem como eu disse ainda não li essa série, mas não por falta de vontade, mas só porque estou esperando ter todos, assim começo a ler e só paro quando terminar o ultimo livro, quando é séries, principalmente de fantasia, estou tentando fazer isso, ler do primeiro ao ultimo em uma tacada, pois quando não fazia isso, acabava sempre me esquecendo de algum detalhe ente a leitura de um livro e outro, então resolvi parar.
    Mas suas resenhas estão me deixando bem curiosa, em relação ao livro.

    Abraços Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Também costumava fazer isso, ler tudo de uma vez. Mas aí não conseguia distinguir o que acontecia em cada livro, aí comecei a ler um de cada vez. Mas agora tenho esse problema de esquecer, então não sei como fica melhor rs.

      Beijos

      Excluir
  15. Nossa, eu comprei essa série inteira há um bom tempo, mas estou enrolando muito pra ler ela. O primeiro livro demorei séculos pra terminar, achei a narrativa meio arrastada e a Clare muito irritante! O segundo deu uma melhorada, mas o melhor mesmo é o terceiro. É oque eu mais gostei, achei que a Cassandra evoluiu muito na narrativa, e é o livro que mais acontece coisas, mais tem ação. Parei nesse mas pretendo continuar, principalmente porque agora lançou o último né, rs.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! O terceiro livro é ótimo, não é? Também é um dos meus favoritos. Continue sim, o resto da série é ótimo também :)

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.