Roleta Russa – Jason Matthews:
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 423
Classificação: 4/5

Resenha:
Desde que saiu a divulgação de que a Arqueiro iria lançar esse livro, fiquei bem curiosa. Então, obviamente, solicitei o livro para a Editora para ler. Demorei bastante para começar a lê-lo, porque estava sem tempo de ler nada, mas comecei com o objetivo de ler rapidamente. Acho que foi esse meu problema. Estava a muito tempo sem ler nada direito e querendo ler duzentos livros ao mesmo tempo, e Roleta Russa é um livro lento, para ser lido devagar. Então, fiquei agoniada com o tempo que demorei para lê-lo, mas não posso dizer que a história é ruim, porque não é. Acho que nunca tinha lido um livro de espionagem, então não posso confirmar que é um livro bom do gênero, mas Roleta Russa foi muito bem escrito, o autor parece conhecer bem o assunto. Eu gostei da história.

Dominika Egorova estava a poucos passos de realizar seu maior sonho quando, em um único dia, duas tragédias acontecem e mudam completamente o rumo de sua vida: primeiro, ela sofre uma sabotagem que a tira para sempre do mundo do balé, e segundo, seu pai morre subitamente. Sem saber muito bem o que fazer, ela acaba aceitando fazer um favor ao tio, um importante membro do Serviço Secreto Russo, e um homem a quem ela não confia nem gosta nem um pouco. Segundo ele, o serviço é simples. Mas os resultados disso podem colocar sua vida em risco, e ela logo se vê obrigada a continuar nesse mundo em que nunca teve a intenção de entrar.

Mas Dominika não vai facilitar as coisas, ela vai fazer tudo o que puder para que consiga ser levada a sério, para que as decisões sejam dela. E é assim que ela se vê em um treinamento para se tornar uma agente do SVR (como é chamado o Serviço Secreto Russo). Mas, parece que quanto mais ela tenta se impor, mais eles decidem humilhá-la, e logo ela se vê na Escola de Pardais, um local onde homens e mulheres aprendem as técnicas de sedução para fins de espionagem. Mas ela não vai baixar a cabeça, ela vai lutar para conseguir o respeito que merece, vai lutar para mostrar que ela não precisa seduzir ninguém para conseguir as informações necessárias, ela é uma agente da SVR, uma ótima agente, por sinal, e possui outras técnicas para conseguir o que quer.

Nathaniel Nash é um agente da CIA, e seu trabalho é muito importante: ele está operando o contato russo mais importante que a CIA teve em anos, e é de suma importância que ele mantenha esse contato seguro. Marble possui um acesso enorme aos assuntos confidenciais da Rússia, e uma experiência maior ainda como espião. Ele faz isso há mais de quinze anos, e nunca ninguém nem suspeitou dele. E Nate não vai medir esforços para protegê-lo, principalmente agora com o SVR tão desesperado em descobrir quem é o traidor. Marble espionou para os americanos por mais tempo que se imagina possível, e não vai ser quando ele é sua responsabilidade que ele será descoberto.

Mas os russos não vão desistir de descobrir quem é o traidor, e, sabendo que é através de Nate que eles têm a melhor chance de descobrir o nome do informante, eles vão mandar Dominika atrás dele. Mas Dominika está determinada a não usar as técnicas aprendidas na Escola de Pardais com Nate. Ela vai conseguir a informação de outro jeito, e mostrar para seus chefes que ela é realmente uma agente da SVR, que possui outros meios de conseguir o nome do informante. Mas Nate não é um alvo fácil, e ele não vai cair facilmente nas armadilhas de Dominika. Principalmente quando ele descobre que ela não é apenas uma funcionária comum da embaixada russa. E aí vai começar o jogo, um tentando recrutar o outro para o seu lado, ao mesmo tempo em que eles vão se conhecendo e a atração entre eles vai aumentando.

A história é densa, complexa para se entender, afinal, é um livro de espionagem. Mas é bem escrita. É preciso de muita atenção, porque são muitos nomes parecidos, codinomes, siglas, e você não pode nem usar o fato de eles serem americanos ou russos para se orientar, porque possuem espiões, agentes infiltrados, e tudo mais. Mas, com bastante calma, acho que dá para entender bem. Eu confesso que não li com calma, então me perdi bastante nesses nomes (principalmente porque eles são chamados de vários nomes diferentes, aí que complica mais ainda), fui lendo sem tentar descobrir bem quem era quem, porque não lembrava de onde eles eram e tal. Claro, os personagens que apareciam mais eram mais fáceis de se entender, então o principal eu entendia.

Sobre a diagramação da Arqueiro, a capa está linda. A diagramação está bem simples, mas o tamanho das letras me incomodou um pouco. Apesar de ser o tamanho normal, acho que o livro contém muita informação, então talvez uma letra um pouco maior ajudaria as pessoas a entenderem melhor o que significa o que está escrito. Pelo menos para mim teria sido melhor. Comecei a ler o livro e, acho que também por não estar acostumada com livros de espionagem, precisei ler a primeira página umas três vezes e, mesmo depois disso, não tinha compreendido direito o que significavam aquele conjunto de palavras e frases. Sim, ao longo do livro fui me acostumando, mas foi bem difícil no início. No mais, a edição da Arqueiro está impecável, não notei erros de digitação nem nada.

Para mim, não foi o momento certo para ler o livro. Estava atrás de um livro mais rápido, e Roleta Russa é bem o contrário. Simplesmente não conseguia me concentrar na história, pensando em quando iria terminá-lo para poder começar outro livro. Mas mesmo assim não posso dizer que não gostei. A história é muito boa e muito bem escrita, acho que leitores que gostem do gênero devem gostar bastante, e pessoas que se interessem por esse lado de espionagem também. Só é preciso ir com calma, sabendo que o livro não é para ser lido rapidamente, que é preciso de muita atenção e tudo mais, pois o livro é cheio de detalhes importantes que, quando não bem entendidos, acabam se perdendo. Mas no mais, o livro tem uma história incrível, e eu não tenho como, e nem quero, deixar de recomendar.

Obs: Roleta Russa foi escrito por um americano, então, obviamente, o livro foi tendencioso. Isso não atrapalha a leitura, mas é bom lembrar disso antes de sair falando mal dos russos e bem dos americanos.


14 Comentários

  1. Oi Adri :)

    É ruim quando a gente pega um livro achando uma coisa e depois leva uma surpresa, né? Pretendo lê-lo em breve. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Pois é. Tomara que você goste mais do que eu, porque a história é realmente bem escrita :)

      Beijos

      Excluir
  2. Eu não gosto desse tipo de livro, e muito menos de livro lento. Então esse com certeza não é pra mim :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quantas páginas tem esse livro? (tive a impressão de que são mais de 400), gostei da resenha, é bom ler resenhas que são justas com os livros e colocam os pontos fortes e fracos da história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Tem 423 páginas rs. Obrigada, é bom sempre colocar os dois lados, né? :)

      Beijos

      Excluir
  4. Espionagem? Que tema mais bacana!!!! Adorei a resenha quero ler esse livro em breve mesmo...o que me deixou na dúvida foi que a leitura é meio lenta,tipo a narração isso me irrita kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! É um tema bem interessante, né? Acho que eu nunca tinha lido um livro nesse estilo antes. Mas a narração é meio lenta mesmo, tem que ter paciência rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Deve ser triste vc esta no auge da sua carreira e ai sofre com uma "parada brusca", eu particularmente adoro livros de espionagem e muito bom, a leitura e lenta pq deve ser um livro cheio de detalhes, prefiro assim, se por acaso eu venha a lê o livro, creio que não vou me aborrecer ele não parece chato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Livro de espionagem o/. Nunca li e tenho certeza que esse vai ser meu primeiro.
    Amei sua resenha.

    Abçs Adri. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Tomara que você goste :)

      Beijos

      Excluir
  7. Eu gosto bastante de livro assim, e sou apaixonada por essa capa. A história parece ser muito boa mesmo, e já é bom saber que esse é um livro para ser lido com calma e atenção. Então pretendo lê-lo nas férias =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.Já estava interessada no livro, mas queria ler uma resenha dele. Eu gosto muito de livros que falem sobre espionagem, então acho que vou gostar desse um pouquinho mais do que você. Apesar do ritmo lento parece ser uma boa história. Pretendo ler em breve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Adri! Sofro desse mal de querer ler o livro rápido para pegar o próximo e também já fiquei bastante confusa em algumas leituras. Estava lendo Silo e ele também é um livro mais complexo, para ser lido devagar e é preciso prestara tenção a cada detalhe, então o deixei de ladinho por enquanto, vou tentar terminar agora nas férias porque assim posso sentar e ler com calma, absorvendo tudo. Uma pena que pra ti o livro foi assim confuso e ficou tudo misturado, minha amiga leu e amou então estou bem animada para a leitura, as foi ótimo saber que é preciso ir devagar com essa história.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! A história é ótima mesmo, o meu problema mesmo foi querer ler rápido demais e acabei ficando perdida rs. Mas vale a pena sim, só ir com mais calma e prestar atenção :)

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.