O Futuro de Nós Dois – Jay Asher e Carolyn Mackler:
Editora: Galera
Número de páginas: 384
Classificação: 5/5

Resenha:
Sabe quando você pega um livro sem expectativa nenhuma? É o que eu mais gosto de fazer. Não estava com vontade de ler O Futuro de Nós Dois, não tinha me apaixonado pela sinopse nem nada, mas estava com o livro nas mãos (sim, apesar de tudo, eu comprei ele, estava baratinho rs) e acabei começando a ler. E não larguei enquanto não terminei. Eu não sei muito bem o que eu esperava do livro, mas não era nada comparado ao que eu achei. Terminei o livro completamente apaixonada, a história, além de ser interessante, é uma fofura pura.

Emma e Josh eram melhores amigos desde crianças, até que, seis meses antes, eles tiveram um desentendimento. Desde então, as coisas estão estranhas entre eles. Eles continuam amigos, mas se distanciaram. Nem parece mais que eles são vizinhos, que eles viviam um na casa do outro. Agora eles só se veem na escola, quando estão junto com os amigos, Kellan e Tyson. Mas agora eles terão uma oportunidade de se aproximarem de novo.

Emma acaba de ganhar um computador do pai, e tudo é muita novidade. Em 1996, não são muitas pessoas que possuem um computador, ou até mesmo já mexeram em um. E ela está lá, tentando tomar uma difícil decisão entre as escolhas de protetor de tela de seu computador, quando Josh aparece. Mas ele não sobe até seu quarto, como fazia antes. Agora ele a espera na porta e, com muita formalidade, a entrega um cd-room da America Online, que eles recebeu pelo correio e dá acesso à 100 horas de internet grátis. Ele diz que a mãe pediu que ele a entregasse, já que eles não possuem um computador.

Depois de uma pequena conversa desconfortável, Josh corre de volta para casa, e Emma vai para o quarto e liga o computador para instalar o cd-room. Mas o que ela encontra quando ele finalmente termina de instalar não é o que ela esperava. Logo quando ela abre a internet, ela dá de cara com um site esquisito, com fotos e textos. Mas o que chama a atenção dela é o nome que ela vê do lado de uma foto, seu próprio nome. Ela clica na foto, e aparece uma mulher mais velha. Mas uma mulher extremamente parecida com ela, e que, além de tudo, faz aniversário no mesmo dia que ela. Emma não entende nada e, pensando ser alguma brincadeira de Josh, faz com que ele vá até lá. Mas parece que Josh não fez nada, porque ele está tão confuso quanto ela.

Mas aquela página, chamada “facebook”, está cheia de informações interessantes, informações que parecem pertencer ao futuro. Emma não sabe no que acreditar, mas a ideia de que ela de alguma forma está acessando o futuro, ao mesmo tempo em que é absurda, é também maravilhosa. Isso quer dizer que ela pode saber como será o seu futuro. Que ela pode modifica-lo. Mas Josh não está tão pronto para aceitar isso como o futuro, ele continua convencido de que isso é uma brincadeira de alguém. É só quando Emma fala para ele que ele se casa com Sydney Mills, a garota mais linda e popular da escola, e que ele vê fotos dos filhos dos dois, que ele começa a acreditar.

Mas eles vão acabar percebendo que, simplesmente por eles saberem disso, o futuro já pode mudar. Qualquer mínima decisão, ou ação, pode resultar em uma mudança imensa no futuro. O que parece estar ótimo para Emma, já que ela não está nada feliz com seu futuro recém descoberto. Ela precisa impedir que ele aconteça, ela merece ter uma vida feliz. Mas Josh não está nada animado com a ideia de Emma de mudar as coisas, afinal, ele não quer que seu futuro mude de maneira alguma. Mas ele não pode controlar tudo, nem ela.

Mas, a cada mudança que Emma faz, a cada decisão que ela toma, mais sua vida vai piorando no futuro. E ela vai ter que perceber que, se quiser realmente ser feliz, ela terá que deixar o futuro para o futuro, e focar no presente. Ela terá que construir o seu próprio futuro. E isso deve começar com ela garantindo que Josh continue sempre em sua vida, ela não quer um futuro sem a amizade dele. E ela não pode se esquecer de fazer tudo o que for possível para evitar que sua melhor amiga cometa um erro que vai mudar toda a sua vida, Kellan não merece isso. Ela deve agir no presente, porque o que ela fizer agora irá impactar em toda a sua vida. Ela deve lutar pelo que quer, porque tudo é possível.

O que eu mais gostei nesse livro foi o fato de que era o Josh que era apaixonado pela Emma, e não o contrário, que é o que acontece na maioria dos livros nesse estilo. E que o livro não foi sobre um estar apaixonado pelo outro e não ter coragem de revelar os sentimentos por medo de estragar a amizade e tal, desde o início do livro a Emma sabia dos sentimentos do Josh. O que vimos nesse livro foi um tentando lidar com os sentimentos do outro, ao mesmo tempo em que tentavam entender como resgatar aquela amizade que tinham antes.

O Futuro de Nós Dois foi uma surpresa totalmente agradável para mim. Os autores tiveram uma ótima ideia, e souberam aproveitá-la direitinho. O livro não é pequeno, tem um tamanho médio, mas as letras são grandes, então a leitura é rápida. Sobre a edição da Galera, a diagramação está ótima, e eu não notei erros além da falta de pontos finais em algumas frases. Indico o livro para quem está a procura de uma leitura leve e divertida, vale totalmente a pena.


18 Comentários

  1. Oi Adri :)

    Esse livro está na minha lista de desejados, pois creio que será ótima para se ler em uma tarde. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! É ótimo mesmo, e dá para ser lido rapidinho, em uma tarde mesmo :)

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei sua resenha! Já vi várias opiniões positivas e outras nem tanto assim sobre o livro, mas a sua resenha me conquistou e agora estou louca para comprar o livro! E o que eu achei mais interessante, é que ele que gosta dela, o que realmente já é diferente da maioria dos livros. Quando eu for ler ele espero gostar tanto quanto você =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Também já vi muitos comentários positivos e negativos, o bom é ir ler sem expectativas, aí que fica bom mesmo rs. Não é? É sempre a menina que gosta do menino e tal, é bom mudar de vez em quando rs. Tomara que você goste :)

      Beijos

      Excluir
  3. Eu li esse livro porque o Victor do ODR vive elogiando...
    Eu simplesmente adorei o livro! A narrativa, que é alternada entre os dois personagens, dá uma perspectiva bem diferente e valorizou muito o livro! E é uma leitura leve e gostosa. Uma das coisas que eu mais gostei também, é que o Josh que gostava da Emma, e normalmente é ao contrario mesmo.
    Amei a resenha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Resenha fofa de um livro fofo hahah. Tomara que eles acabem juntos no final (nem li o livro e já iniciei o ship), adorei descobrir mais esse livro, parece ser uma história bem original. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Obrigada rsrs. A história é linda, e bem fofa mesmo :)

      Beijos

      Excluir
  5. Nossa depois da sua resenha quero muito ler esse livro...parece ser um livro fofo, e eu sinceramente adore esse tipo de livro ;)
    Mas um para a minha lista.....maldade.
    Beijos e ótimas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! É o tipo de livro bem leve para se ler em uma tarde ele todo, vale muito a pena :)

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei a afirmação "estava baratinho", livros baratos- e bons- atrai os leitores.Então acho que devo mostrar esse resenha para a minha mãe ela precisa saber que o facebook "é o futuro" ,e que eu sinto muito por na época dela não ter computadores- brincadeira mãe eu te amo. Acho divertido livros em que é o menino não a menina que esta apaixonada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia! Mas é isso mesmo, eu nunca nem iria atrás dele se fosse caro, mas estava super barato e parecia legalzinho, então comprei. E adorei. Adoro quando isso acontece rs.

      Beijos

      Excluir
    2. Quem não gosta? Livro + barato: leitores que compram.
      Bjs

      Excluir
  7. Acho que me apaixonei, vou correndo procurar por ele nos sites e nas livrarias. S2
    Tomara que eu ache ele tão barato quanto ele foi pra vc.

    Abçs. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Tomara que você ache por um preço bom (tem promoção dele toda hora no Submarino, apesar de não ter agora), e que goste da história tanto quanto eu :)

      Beijos

      Excluir
  8. Tayná Benko Faria26 de junho de 2014 21:37

    Sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas sempre que entrava sem promoção eu estava sem dinheiro ou tinha muitos livros acumulados aqui em casa para ler :'(. Essa resenha só despertou a minha curiosidade ainda mais, com lê-lo com certeza!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto o livro por aí em alguma promoção, mas a capa dele não tinha chamado minha atenção. Agora, depois de ler a resenha, me arrependi de não ter comprado! Que história mais fofa!! Adorei a ideia dos autores e já estou torcendo para os dois personagens ficarem juntos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Quando li as primeiras resenhas de o futuro de nós dois pensei: eu não vou ler porque não vou entender nada, não era nascida em 1996 então essa coisa da internet surgindo e os cds e bla bla bla não são da minha época mas com o tempo fui percebendo que parece que isso não vai atrapalhar minha leitura, mas pra quem viveu nessa época a leitura parece ainda mais interessante. Estou curiosa para saber como os autores desenvolvem a relação dos personagens entre si e a relação com o futuro.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Acho que para quem viveu naquela época o livro pode ser um pouco infantil, mas realmente, tem a parte de relembrar e tudo mais. Mas não fica nem um pouco confuso, é bem interessante ver como era naquela época, os autores realmente conseguem nos fazer sentir como se estivéssemos naquela época. O livro é bem leve, mas também aborda bastante essa coisa de futuro e tudo mais.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.