O Diário da Princesa – Meg Cabot:
Série: Diário da Princesa #1
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288
Classificação: 5/5

Resenha:
Eu não tinha a menor intenção de fazer resenha desse livro, e não vou fazer dos outros nove livros, afinal, todo mundo conhece DDP. Mas eu terminei de reler, e ele é tão bonitinho que não consegui não vir falar dele. O Diário da Princesa foi um dos primeiros livros que li fora Harry Potter, bem antes de me tornar uma leitora de verdade (eu sempre fui uma leitora, mas antes eu lia praticamente só Harry Potter rs). Eu sou completamente apaixonada por essa série, não importa o quão infantil e bobinha ela seja.

Em O Diário da Princesa, Mia Thermopolis, uma garota de 14 anos que não acha ter nada de especial, nos conta sua história através de um diário. Mia achava que sua vida já estava ruim o suficiente quando se viu com um corpo totalmente fora do padrão, reprovando em álgebra e apaixonada por um garoto que nem a notava (aliás, nenhum garoto a notava). Mas como se isso não bastasse, ainda tinha o fato de sua mãe estar namorando com seu professor de álgebra. Sim, aquele que a estava reprovando.

Mas o pior ainda estava por vir. Seu pai não é apenas um político importante da Genovia, e sim o príncipe de Genovia. E, se não bastasse isso, ela é sua única herdeira, devido a um câncer que o deixou estéril. Isso seria como um conto de fadas, não? Qualquer garota adoraria descobrir ser uma princesa. Mas Mia não é qualquer garota. Mia nunca sonhou em ser uma princesa. Mia nunca quis ser uma princesa.

Tudo o que ela queria era continuar sendo a garota comum e sem graça que sempre fora, com uma melhor amiga de quem todos tem medo, uma mãe pintora e irresponsável, um pai distante com quem passa as férias, e um gato gordo, morando no Loft onde sempre morou, e que está reprovando em Álgebra. Tudo bem, talvez não essa última parte. Tudo o que ela NÃO queria era ser obrigada a ter aulas de como ser uma princesa com Grandmère, sua avó paterna, todos os dias depois da escola.

Mas parece que é isso que vai acontecer, e ela não tem nenhuma escolha, a não ser que queira se mudar para Genovia com seu pai. E isso não é uma opção para ela. Apesar de sua vida não ser ótima em Nova York, é lá que vivem seus amigos, sua mãe, seu gato, é lá que está toda a sua vida. E ela não vai abandonar isso. Então ela terá que aprender a conviver com isso, enquanto tenta lidar com sua vida normal, que, por sinal, não será normal por muito tempo. Porque, não importa o quanto ela tente, ela não conseguirá manter o fato de ser uma princesa em segredo por muito tempo.

O livro é um diário, então a própria Mia nos conta sua história, seus pensamentos. Mas ela também o usa para fazer anotações, deveres de casa, coisas a fazer, o que nos faz nos sentirmos mais próximos ainda dela. Ela está nos contando sobre seu dia e, do nada, escreve sobre os próximos deveres de casa, ou algo do tipo. Mas não nos deixa confusos, só faz parecer mais ainda que é um diário, um local onde ela escreve as coisas importantes.

Mia faz muitas coisas ridículas, daquelas que você sente vergonha por ela (a primeira vez que li esse livro tinha 14 anos, assim como a Mia, e mesmo assim senti vergonha por ela), mas afinal, ela é apenas uma menina ingênua, e que realmente não sabe o que está fazendo. Nesse primeiro livro vemos mais sobre ela se adaptar à ideia de ser uma princesa, enquanto tenta conviver com seus amigos e com a “popularidade” que seu novo status traz.

Diário da Princesa é uma leitura super válida. Sim, é infantil, é a história de uma garota de 14 anos que descobre ser uma princesa. Mas e daí? É uma história muito fofa, e que vale totalmente a pena ser lida. É um livro super rápido de ser lido e, apesar da série ter 10 livros, não é cansativo, porque a forma que a Meg escreveu o livro te prende e você nem percebe o tempo passando. Não indico a qualquer um, apesar de ser um livro da Meg, porque afinal, é bem adolescente sim. Mas vale a pena ser lido.

PS: Eu consegui completar a coleção com os livros antigos!! Depois de anos tentando, finalmente consegui os 10 livros todos bonitinhos, são tão lindos *--*

Série:
1. O Diário da Princesa
2. A Princesa Sob os Refletores
3. A Princesa Apaixonada
4. A Princesa a Espera
5. A Princesa de Rosa Shocking
6. A Princesa em Treinamento
7. A Princesa na Balada
8. A Princesa no Limite
9. Princesa Mia
10. Princesa para Sempre.


19 Comentários

  1. Primeiramente parabéns por ter conseguido completar a coleção!!!!!!!! Eu amo a Meg, e por mais infantil que O diário da princesa seja eu sempre vou amar ler- me imagino com 70 anos lendo isso. É um livro pequeno vc lê tão rápido e é tão gostosa leitura, não tem como não gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia! Obrigada, é difícil, né? rs
      Também me imagino lendo velhinha, DDP é uma das minhas séries preferidas sempre, não consigo não gostar. Mas tem que ler na época certa, né? Quem lê mais velho já as vezes não gosta tanto.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu amo a Meg mais ainda não li essa série que é uma das mas famosas dela né? Mas eu tenho medo de comprar todos e vê que é muito infantil e acabar ficando com raiva dela kkkk minha cara fazer isso!
    O que me anima é ver que é um o livro leve e gostoso :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Realmente, DDP é uma série bem mais infantil mesmo, por isso é bom ler quando se é mais nova. Mas tente ler, pegue o primeiro livro, é rapidinho, e super fofo :)

      Beijos

      Excluir
  3. Sempre quis ler esta série devido aos filmes, mas como são vários livros, fiquei com preguiça. Vai ocupar muito minha lista de leitura, empacando ainda mais a coitada que não diminui nunca. Mas os livros parecem ser tão bons que deve valer a pena.
    Que legal que você conseguiu todos os livros com a capa antiga, eu não gostei muito das novas :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! Eu até tinha gostado das capas novas quando saíram, mas já tinha metade da série com as antigas, então nem valia a pena. Mas já enjoei das novas, e as antigas são lindas, então foi bom não ter trocado rs. É uma série meio grande, pois são 10 livros (os filmes são completamente diferentes dos livros rs), mas lendo de vez em quando não ocupa muito tempo não, dá pra ler um livro em umas duas ou três horas, bem para relaxar mesmo :)

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, lendo a resenha deu pra perceber que a história do livro é bem diferente do filme. Mas acho a história suuuuuper fofa, quando eu assisti, eu tinha tipo, uns 10 anos, e cara, até hoje acho legal. hahahah
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Também assisti o filme quando era bem nova, e lembro que ele passava toda hora, em tudo quanto é lugar, e eu assistia sempre rsrs. A história é bem diferente sim, modificaram completamente a história nos filmes, no livro é ainda mais lindo :)

      Beijos

      Excluir
  5. Lendo essa resenha me deparei com o livro 'Simplesmente Ana'. O fato das duas serem princesas e terem que se mudar de sua cidade e deixar amigos e uma vida pra traz e tal. Só que SA acontece aqui no Brasil, não é legal? Nunca li esse livro mas com essa resenha ele acabou de ir para minha lista de desejados.
    Abçs. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Na verdade a Mia acaba não tendo que deixar a cidade dela, mas a vida dela muda completamente rs. Nunca li Simplesmente Ana, mas tenho muita vontade, e só vejo elogios :)

      Beijos

      Excluir
    2. Pode ler Adri, você vai se apaixonar pelo Alex... S2

      Excluir
    3. Vou colocá-lo nos meus desejados então, principalmente depois de ver que logo vai sair o segundo livro :)

      Excluir
  6. Eu já li a série toda, foi meu primeiro livro da Meg. Eu adorei a série, a Mia vai amadurecendo e tudo vai ficando mais interessante. No livro quatro, A princesa a espera (se eu não me engano) quase parei de ler, porque ele é meio chatinho, mas continuei até o fim e valeu muito a pena =D
    Eu também tenho a série toda nas capas antigas (que eu acho mais bonita que as novas).
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Na verdade tem muitas partes bem chatinhas durante a série, né? Afinal, é uma série grande. A Princesa a Espera também é o que eu menos gosto mas, como você disse, vale a pena ler tudo, porque o conjunto é lindo *--*. Estava relendo esse ano e parei no sétimo, pois estava sem tempo, mas quero voltar e terminar (só para ter vontade de começar tudo de novo rs). Morrendo de ansiedade para chegar no último, a Meg soube finalizar a série de uma maneira incrível.

      Beijos

      Excluir
  7. Não li nenhum dos livros, só assisti ao filme e achei lindo. Sempre tive muita curiosidade em ler os livros e sua resenha só me deixou mais desejosa.

    ResponderExcluir
  8. Tayná Benko Faria26 de junho de 2014 21:06

    Esse série foi uma das primeiras que eu li também!
    Por enquanto eu ainda não li a série inteira :( ela é giiiiigante (estou no sexto livro), mas aos poucos eu chego lá.
    Me deu uma pequena invejinha sua, estou tentando completar a minha coleção com as capas antigas mas está difícil... agora só pelo skoob mesmo u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayná! É gigante mesmo, mas tenho certeza que assim que você terminar já vai querer começar de novo, de tão boa que ela é rs. Consegui mais da metade dos livros pelo Skoob mesmo, tem que procurar, procurar e procurar, e tentar dar sorte rs. Tomara que você consiga os que faltam :)

      Beijos

      Excluir
  9. Eu não li nenhum dos livros da série, mas assisti ao filme e achei bem bonitinho. Não tenho vontade de ler pois acho que já passei um pouquinho da idade de apreciar essa série.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Só pela capa a gente percebe que já é antiguinha essa série. Vou confessar de que de todos os livros da Meg Diário da Princesa foi a que eu menos tive vontade de ler e ainda não vi o filme que já deve ter passado centenas de vezes na tv. Adorei a resenha e fiquei com a impressão de que é um livro que você senta pra ler e quando vai ver já terminou, por isso acho válida a leitura e porque acho que irei me divertir mas vou continuar passando pra frente, mesmo sendo da Meg.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.