Fênix: A Ilha – John Dixon:
Série: Fênix #1
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 336
Classificação: 4/5

Resenha:
Ao ler a sinopse, não tinha me interessado. O livro não parecia ruim, mas nada tinha me chamado a atenção. Não tinha nenhuma expectativa sobre o livro nem nada. Mas aí vi alguém comentando que o livro deu origem a série de televisão Intelligence (sim, está escrito na capa, mas eu realmente nunca tinha percebido), uma série que eu amei e que obviamente já foi cancelada :/. Assim, de uma hora para a outra, minha vontade de ler esse livro cresceu bastante. Fui ler com muitas expectativas.

Carl Freeman é um garoto órfão de dezesseis anos que já passou por milhões de lares adotivos, mas nunca consegue ficar em um. Não que ele seja má pessoa, mas ele não aguenta ver injustiça. Ele odeia valentões. E ele não consegue assistir os valentões batendo ou incomodando outras pessoas. Não importa quem seja, se ele conheça a vítima ou não, ele sempre vai acabar se metendo no meio. E, por todo o seu treino no boxe, ele pode muito bem acabar com um grupo de valentões. Mas, depois de um longo histórico de brigas, sempre pelo mesmo motivo, o juiz dá a ele uma última chance: ir para o campo de treinamento Fênix, um acampamento militar, onde ele ficará até completar 18 anos e, depois disso, terá sua ficha limpa.

Só que esse campo de treinamento não é convencional. Ele fica em uma ilha fora dos Estados Unidos, sem acesso ao mundo exterior, e só aceita órfãos. E logo Carl vai perceber o porquê disso: lá não é os Estados Unidos. Eles possuem regras próprias, eles podem fazer o que quiserem com eles. E, como são órfãos, ninguém vai sentir falta deles.

“Estamos mortos para o mundo tanto quanto nossos pais, pensou Carl. Essa gente pode fazer o que quiser conosco.”

Mas Carl está decidido a aproveitar essa chance que o juiz deu a ele. Ele vai se comportar, vai aguentar os dois anos que faltam para ele completar 18 anos, e vai sair de lá, vai ter uma vida. Tudo o que ele tem a fazer é não se meter em problemas. Mas é mais fácil falar do que fazer. Principalmente quando o sargento instrutor resolve implicar com ele, logo no primeiro dia. Ou quando outros órfãos começam a provocar um garoto mais fraco. Ou quando ele começa a descobrir coisas a respeito da ilha. Coisas que ninguém acreditaria serem possíveis. Mas eles estão lá, e ninguém sabe onde esse lá é. Ninguém sabe onde estão. Ninguém vai sentir falta deles. E pode ser que eles nunca saiam de lá.

Ele vai contar com a ajuda de seus novos amigos, Ross, um garoto pequeno e magro, que usa as piadas como meio de sobrevivência, e Octavia, uma garota determinada, e que luta para ser forte que nem Carl. Juntos, ou separados, eles vão procurar saber a verdade a respeito da ilha, os segredos que ela esconde, e, principalmente, uma forma de sobreviver a ela. Mas o que eles vão descobrir vai ser mais do que qualquer coisa que eles poderiam imaginar. E, além de tudo, eles ainda terão que sobreviver ao sargento instrutor Parker, que não vai desistir enquanto não acabar de vez com Carl. E sim, acabar de vez significa exatamente isso.

Vi bastante gente reclamando das descrições, dizendo que o autor não precisava ter narrado tão explicitamente as torturas, mas até que eu não me incomodei tanto. Sim, não foi nada legal de ler, mas acho que deu um toque de realidade a mais ao livro. Só achei que ele não precisava ter narrado tanto isso, acabou ficando cansativo. Aquelas partes não acabavam nunca. Ele narrou muito as lutas, e bom, eu não me interesso por boxe, então não foi tão interessante para mim. Sim, mostrou que ele sabia do que estava falando acho, mas para mim não foi tão legal assim.

Ele também não guardou surpresas. Eu lia e lia e cada vez me surpreendia mais com as cosias que o autor fazia. Personagens importantes morrendo, personagens bonzinhos não sendo bonzinhos, personagens malvados virando bonzinhos, personagens extremamente cruéis, personagens que você gostava e que não acreditava que fossem mesmo daquele jeito, enfim, uma surpresa atrás da outra. Isso sem contar a história. O autor conseguiu juntar tanta coisa, e ainda assim fazer um livro simples de se entender, e com uma história incrível.

Sobre a parte de ter inspirado a série Intelligence, até quase a metade do livro não estava entendendo o que tinha a ver, parecia uma coisa completamente diferente. O que me fez desanimar muito com o livro. Não porque fosse ruim, mas porque eu queria a história da série (não me conformo dela ter sido cancelada, era tão boa). Então, quando finalmente me conformei que era uma outra história, comecei a aproveitar melhor o livro. E gostei. Ainda não entendi muito bem o que foi que inspirou a série, tem uma parte em comum, mas o resto não tem nada a ver, então não sei.

Sobre a edição da Novo Conceito, está ótima. A capa não é bonita, na minha opinião, mas condiz com a história. A diagramação está linda. Em cada início de capítulo, temos um desenho de uma árvore, e nas outras páginas temos galhos de árvores no canto da página. O conjunto ficou bem bonito. Não notei erros além dos normais. Fênix: A Ilha faz parte de uma série, e dá para perceber bem isso. Ele é somente o primeiro livro, e tem um potencial enorme, tem ainda toda uma história a ser contada. Recomendo bastante.

Série:
1. A Ilha
2. Devil's Pocket.


13 Comentários

  1. Tayná Benko Faria6 de junho de 2014 08:27

    Não sei se quero ler ou não... a história me chamou muito a atenção, mas sei que vou passar muita raiva e sofrer com esse livro, não gosto de ver gente sofrendo e pelo que eu vi tem muita tortura... mas por outro lado eu adorei o conceito do livro...Bem, vou pensar quem sabe ele não entra em uma promoção bem boa e eu perco o medo
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayná! Realmente, as cenas de tortura incomodam, mas a história é muito boa, vale a pena. Porém, se você realmente se incomoda muito com cenas de tortura, não sei se seria uma boa ideia, né? rs Mas pela história é ótimo.

      Beijos

      Excluir
  2. Meu Deussss, preciso ler esse livro o mais rápido possível. Adorei a premissa dele, a violência, os mistérios e tudo mais. Só que tenho o estômago fraco então não sei se ia aguentar as cenas de tortura...
    Achei a capa muito bonita!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Sinceramente, eu não achei as cenas de tortura tão fortes. Acho que é porque a história tem tanta coisa que dei mais atenção a outras, partes, sabe?

      Beijos

      Excluir
  3. PRECISO LER. Só isso que tenho a falar. Tenho procurado livros com essa temática ultimamente e Fênix: A Ilha já estava na minha lista para leituras deste mês. Confesso que só não comecei ainda porque quero terminar de ler Battle Royale antes de me aventurar em qualquer outra leitura deste tipo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. A história parece ser incrível; essas partes de luta que você citou, são muito detalhadas no sentido de ser usada uma narração "profissional" sobre o box? (não sei se vc vai entender o que eu quis dizer aeuahauhehueuh) mas mesmo assim, gostei da resenha, talvez eu assista à série antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Você quis dizer tipo usando a linguagem utilizada no boxe? (acho que piorei mais ainda a situação, né? rs) Se for isso, acho que é usada essa linguagem sim, mas mais leve, porque dá para entender tudo direitinho. A série é incrível, pena que foi cancelada. Mas não tem muita coisa a ver com o livro não :)

      Beijos

      Excluir
  5. Eu não sabia que esse livro tinha dado origem a série de tv ! Muito legal!
    Poque que a série foi cancelada ? Eu achava muito boa :(
    Quero muito ler...principalmente porque você recomendou :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Pois é, também adorava a série, mas deve ter tido baixa audiência, não sei. Vale a pena ler sim, só não espere ser que nem a série porque é bem diferente :)

      Beijos

      Excluir
  6. Livros e séries andam sempre juntos de algum modo.Imagina vc ficar numa ilha com gente estranha, comida estranha, vida estranha, lugar estranho,tudo estranho e vc acreditando que ia embora deste lugar em algum momento, deve ser muito........ estranho. A capa não e bonita msm mas ele tem o conteúdo de um "livro durão". Creio que eu não iria me incomodar com as cenas de torturar, se elas são msm essenciais para o livro esta ok.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Livros e Series de Tv. Tem como não amar os dois e sempre estão juntos.
    Mas essa capa não ficou legal, mas se espelha na historia.

    Abçs Adri. :)

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha! Fiquei muito interessada nesse livro e na história dele. Só não dei se iria curtir muito as partes detalhadas sobre as torturas dos personagens. Acho que vou assistir a série antes, pena que ela foi cancelada... mas acho que vai dar uma ideia do que se trata o livro.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto desse tipo de leitura mas dessa vez não sei, não me fisgou realmente. O livro pareceu bem legal mas vou adiar a leitura, quem sabe quando tiver todos os volumes lançados eu invista. É a primeira resenha que leio do livro e ficou ótima! Eu acho a capa bacana, linda não é mas gostei.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.