Um Porto Seguro – Nicholas Sparks:
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 483
Classificação: 5/5

Resenha:
Um Porto Seguro foi um dos livros que eu levei na viagem final do ano para ler. Minha mãe gostou da cara dele e resolveu ler antes de mim, só que ela não tinha terminado ainda e estava indo embora (fiquei duas semanas a mais que ela na casa da minha avó), e ela queria levar o livro junto para terminar de ler. Então, eu peguei e li antes dela ir embora. E foi uma ótima ideia. Completamente apaixonada por esse livro.

Katie acabou de se mudar para Southport, uma pequena cidade dos Estados Unidos, com o objetivo de recomeçar sua vida. Lá ela consegue um emprego de garçonete em um restaurante e aluga uma casa em um canto isolado da cidade. Tudo o que ela quer é paz, ela evita falar muito com as pessoas, e não confia em ninguém. Ela só quer seguir sua vida em um lugar tranquilo e seguro. Mas se isolar em uma cidade pequena onde todos se conhecem não é tão fácil assim. E ela logo vai descobrir que, não importa o quanto ela tente se afastar das pessoas, ela não vai conseguir mantê-las afastadas por muito tempo. Mas vai demorar até que Katie aceite que nem todas as pessoas possuem segundas intenções ao quererem conhecê-la.

Vai demorar para que ela aceite que Jo, sua vizinha, realmente queira uma amiga com quem possa conversar. E vai demorar mais tempo ainda para que ela aceite que Alex, o dono da loja de conveniência, seja um cara legal e que não tem nenhuma intenção de machucá-la. Vai demorar até que ela consiga confiar nas pessoas de novo, principalmente vivendo sob a constante ameaça de Kevin, seu marido, aquele que ela sabe que não vai descansar enquanto não encontrá-la. Mas ela vai acabar percebendo que ela precisa seguir em frente, que ela precisa aprender a confiar nas pessoas de novo, senão nada vai ter valido a pena. Ela não pode viver com medo de tudo, ela precisa dar uma nova chance para si mesma.

E ela vai encontrar em Jo uma pessoa em que pode confiar, uma pessoa que se importa com ela e que tem ótimos conselhos. Ela vai descobrir o que uma verdadeira amizade é. Mas não é só a Jo que ela vai dar uma chance. Alex a assustou no começo, ela não gostava que ele prestasse atenção nela. Mas aos poucos ela vai perceber o relacionamento que ele tem com os dois filhos pequenos, o amor e o cuidado que tem para com eles, e vai começar a perceber que um cara que ama tanto os filhos como ele obviamente ama, não pode ser uma pessoa ruim. E é graças a Kristen, a filha dele, que eles vão começar a se aproximar, e Katie vai descobrir o homem gentil e compreensivo que ele é.

Ela vai descobrir que ele, assim como ela, tem um passado que nunca esquecerá. Ela vai descobrir que ele já sofreu muito, que ele já amou muito, mas que ele é um cara forte que conseguiu aguentar tudo o que passou e ainda apoiar os filhos num momento tão difícil. Ela vai descobrir como é ter uma família pela primeira vez na vida. Ela vai descobrir sentimentos que jamais pensou em sentir de novo. Mas a ameaça de Kevin estará sempre em sua cabeça, e ela não vai conseguir esquecer nunca. Ela sabe que ele um dia irá encontrá-la.

A edição do livro é maravilhosa. A capa é incrível, e a diagramação é ótima. Não notei erros, e o tamanho e a fonte da letra são bons para ler. A narrativa do livro é quase toda feita por Katie, mas também vemos um pouco da visão de Alex, e a de Kevin. Durante a narrativa de Katie podemos ver alguns flashbacks onde vemos como ela sofria nas mãos do marido, como sua vida era antes dela ter coragem de fugir. Vemos, durante a visão de Kevin, como ele se sente, o que o leva a fazer tudo o que faz, podemos vê-lo destruindo o que restou de sua vida em sua obsessiva busca pela esposa. Sentimos seu desespero, e nos desesperamos em pensar no que ele fará com Katie se encontrá-la.

Um Porto Seguro é um livro que nos mostra uma mulher forte, que sofreu demais nas mãos do marido e teve coragem para fugir e recomeçar sua vida. Mostra um homem que viu seu mundo desmoronar com a morte da esposa, e que mesmo assim continuou forte e criou os filhos da melhor maneira que pode. Vemos duas pessoas encontrando uma na outra o que precisavam para se reerguer, para se darem uma chance de serem felizes. Vemos uma história de superação e de amor. Uma história emocionante que vale a pena ser lida por todos. Indico demais, se tornou um favorito.


3 Comentários

  1. Nicholas Sparks é mesmo um mestre em escrever sobre relacionamentos e suas facetas, não sou muito fã eu confesso rs mas sou curiosa e só por isso tenho vários livros dele na estante. Inclusive este aqui, este ano eu leio :)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey! Eu não tinha muito interesse nos livros do Nicholas Sparks a um tempo atrás, mas acabei gostando. Acho que gosto porque não leio muitos de uma vez, ai não enjoa. Mas esse vale muito a pena, fiquei um ano com ele na estante enrolando e com as expectativas só crescendo, e mesmo assim gostei. Tomara que você goste também!

      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Não sou nenhuma super fã do Sparks, na realidade sou um pouco crítica em relação aos livros dele maaas concordo com a sua resenha. Gostei deste livro e recomendo, ainda mais pra quem curte o autor.

    Super beijo ;*
    http://webteentwl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.