Cidade dos Ossos – Cassandra Clare:
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Editora: Galera
Número de páginas: 462
Classificação: 5/5

Resenha:
Eu já tinha feito uma resenha de Cidade dos Ossos aqui no blog, mas fazia muito tempo e ela estava horrível, então, como eu reli o livro para o lançamento do filme, resolvi fazer outra. Espero que fique melhor. E não, eu infelizmente ainda não consegui ver o filme, então eu não tem nenhum comentário a fazer sobre ele.

Cidade dos Ossos é um livro difícil de ser definido. Envolve vampiros, lobisomens, fadas, bruxos, anjos, demônios, tudo o que você puder imaginar. Mas é focado principalmente nos Caçadores de Sombras, que caçam os demônios e os mandam de volta para suas dimensões. Além disso, eles são responsáveis por manter a ordem no resto do Submundo (que é formado pelas criaturas que não são humanas), para que os mundanos (os humanos) possam viver normalmente.

Clary sempre viveu uma vida normal com uma mãe que não gostava nem de ouvir falar na palavra “mágica”. Seu pai morrera em um acidente de carro antes dela nascer, então era apenas ela e a mãe. E Luke, o melhor amigo de sua mãe, que era como um pai para ela. Sua vida muda drasticamente quando ela vai a uma boate com seu amigo Simon e acaba sendo testemunha de um assassinato, mas ninguém mais consegue ver os assassinos, nem o corpo. Aliás, nem ela mesma consegue mais ver o corpo, ele sumiu.

Jace, Alec e Isabelle estão surpresos por uma garota aparentemente comum conseguir enxerga-los, isso não acontece há séculos. A não ser que Clary não seja apenas uma garota comum. E as coisas ficam ainda mais estranhas quando a mãe de Clary é atacada por um demônio, e desaparece. Clary tem que contar com a ajuda daqueles que ela mal conhece, e que dizem coisas tão inacreditáveis. Afinal, a mãe dela era uma mulher comum, o que um demônio iria querer com ela? Por que sequestra-la? E afinal, quem é Valentim, que todos parecem ter tanto medo? Ele não está morto?

Ao aceitar a ajuda dos Caçadores de Sombras, Clary acaba entrando em um mundo que ela nunca poderia imaginar existir, começa a descobrir segredos que a fazem duvidar de sua própria vida, o quanto do que ela se lembra seria verdade? Além disso, com toda essa proximidade com Jace, como não se apaixonar?

Cidade dos Ossos é o primeiro livro de uma série incrível, que só vai melhorando. Os personagens são todos muito bem construídos, não só os principais, como os secundários também, todos possuem características marcantes. O final do livro não é previsível, e sim desesperador (para quem não viu spoilers ainda, o que é difícil, já que hoje em dia está em todos os lugares).

Sempre vi muitas pessoas falando que Cidade dos Ossos traz muitas coisas que lembram Harry Potter, já que a autora escrevia fanfics de Harry Potter e tal, mas quando li pela primeira vez em 2011, não notei nada. Essa vez eu notei que realmente existem coisas que lembram HP, mas isso não tirou a credibilidade do livro, pois não são coisas importantes, são apenas detalhes.

Sobre a edição brasileira, a minha é a sétima edição do livro (tinha a primeira, mas acabei trocando porque essa era mais bonita por conta dos brilhos e tal) e, apesar da capa ser maravilhosa e super bem feita, a revisão do livro deixou MUITO a desejar. Encontrei muitos erros, uma troca de nomes, além de falhas na impressão dos travessões e vírgulas. No mais, a diagramação está linda, o problema foi só a revisão mesmo. Recomendo o livro a todos que gostam de livros sobrenaturais, vale muito a pena.

Série:
1. Cidade dos Ossos
2. Cidade das Cinzas (resenha)
3. Cidade de Vidro (resenha)
4. Cidade dos Anjos Caídos (resenha)
5. Cidade das Almas Perdidas (resenha)
6. Cidade do Fogo Celestial (resenha).


6 Comentários

  1. Eu não achei semelhanças com Harry Potter =/ Adoro a serie...também não vi o filme ainda, mas to com muita vontade =D

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, não são coisas importantes, são tipo uma coisinha ou outra que se você não souber que estão ali você nem percebe, sabe? Tanto que da primeira vez que eu li eu nem notei nada.

      beijos

      Excluir
  2. Oi Adri :)

    Vou comprar esse livro hoje e estou com muita expectativa pela leitura se eu não gostar ficarei decepcionado, ameei a resenha dessa vez ficou ótima ( to precisando apagar algumas resenhas antigas do blog hahaha ), beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Tomara que você goste, é uma história incrível. Rs, eu tenho pena de apagar qualquer post antigo, sei lá, é bom para você ver como a sua escrita melhorou e tal. A antiga de Cidade dos Ossos eu deixei lá, só tirei os links pra ela e mudei pra essa rs :)

      beijos

      Excluir
  3. Eii Adri! Ficou muito boa sua resenha. Nem preciso dizer que sou apaixonada pela série né?! Domingo terminei a leitura do 5º livro e estou aos prantos querendo mais. Até já encomendei os dois primeiros das Peças Infernais pois já estou com saudades do mundo dos caçadores das sobras.
    Eu vi o filme já, no sábado. Meu Raziel ficou muito legal, muito bom eu não diria pois muitas lacunas foram abertas e sem contar que eles deram um tremendo spoiler, sobre o que acontece no fim de Cidade dos Ossos, eles já contaram a verdade no filme e isso estragou a graça sabe! Uma pena. E teve muita ação. Assista e depois me diga o que achou :D
    Acho que vou encapar os meus livros da série pra conservar os brilhinhos porque o meu CoB já está ficando feinho. O meu Cidade das almas perdidas também está com um monte de erros e falhas de impressão.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Também gosto muito dessa série, eu tinha esquecido um pouco dela, mas reler me fez lembrar do quão boa ela é. Ainda não li o quinto livro, mas pretendo reler os outros três logo para poder ler ele. Já li Anjo Mecânico e gostei bastante, apesar de também não lembrar muito bem da história (deu pra perceber como minha memória é boa, né? rs)
      Fiquei sabendo desse spoiler que eles deram no filme, e também não gostei. Acho que vou ver essa semana, tomara que dê certo, morrendo de ansiedade rs.
      Encapa só se você conseguir fazer isso direitinho, tenho um pouco de trauma porque estraguei uns livros aqui assim (ainda bem que foram uns que eu não gosto muito rs), mas é melhor mesmo quando encapa, estraga menos.

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.