Oi! Bom, eu adoro releituras/readaptações de contos de fadas (tanto nos filmes, quanto nos livros) e como esse gênero está ficando cada vez mais conhecido, principalmente depois de readaptações bem sucedidas, eu resolvi mostrar alguns livros com esse tema. Espero que gostem :)

A Pequena Sereia
Um Pouco de História: Acho que todo mundo conhece esse conto de fadas né? Principalmente por causa da adaptação da Disney, porém A Pequena Sereia foi originalmente escrita por Hans Christian Andersen. É um conto sobre uma jovem sereia disposta a dar a sua vida nos mares e a sua identidade como sereia a fim de conseguir uma alma humana e o amor de um príncipe humano. 
Créditos: Wikipédia
Releituras:
Of Poseidon (Of Poseidon, #1)

Chapeuzinho Vermelho
Um Pouco de História: Eu gosto dessa história desde pequena (apesar de ter medo do lobo quando era criança) e adoro quando encontro uma nova releitura desse conto. Chapeuzinho Vermelho é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos. 
Créditos: Wikipédia
Releituras:
Sisters Red (Fairytale Retellings, #1)Scarlet (Lunar Chronicles, #2)

A Bela e a Fera
Um Pouco de História: Esse é meu conto de fadas favorito de todos os tempos, acho que já assisti a adaptação da Disney pelo menos umas 900 vezes (inclusive ano passado em 3D) *----* A Bela e a Fera é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, tornou-se mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. Adaptada, filmada e encenada inúmeras vezes, o conto apresenta diversas versões que diferem do original e se adaptam a diferentes culturas e momentos sociais. 
Créditos: Wikipédia
Releituras:
Of Beast and BeautyBeauty: A Retelling of the Story of Beauty and the Beast

Cinderela
Um Pouco de História: Acho a história da Cinderela muito fofa e sempre que vejo um livro com esse tema, vou correndo comprar. Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade. Sua origem tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado A Gata Borralheira. A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. Existe também a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Créditos: Wikipédia
Releituras:
Cinder (Lunar Chronicles, #1)If I Have a Wicked Stepmother, Where's My Prince?My Fair Godmother (My Fair Godmother, #1)






14 Comentários

  1. Nunca fui fã de releituras de livros, filmes, desenhos que gosto...mas após ler Dragões de éter de Raphael Dracoon estou encantada e ansiosa pra assistir a João e Maria os caçadores de bruxas, pois agora consigo imaginar os dois adultos...
    Pra quem gosta de releituras de contos de fadas acredito que a série de Raphael Dracoon é uma leitura obrigatória, sério, o livro é simplesmente perfeito!!!! Tô apaixonada pela sua escrita, só não tô mais feliz pois ainda não descobri a data de lançamento do próximo livro...

    ResponderExcluir
  2. Das releituras, as que mais vi foi de Chapeuzinho Vermelho e A Bela e a Fera.
    Gostei deste post.
    Muito bem criado!! >.<
    Num livro de história medieval que eu tinha, contava essas historinhas de forma erótica. Eu pirei. A chapeuzinho se seduzia para o lobo... entre outras coisas!
    Beijos
    Gabriel - Blog Corações de Neve

    ResponderExcluir
  3. Sou mt fã de releitura de livros, acho que da um toque mais moderno e emocionante para as estorias. Principalmente para os classicos da Disney.
    Achei todads as capas lindissimas, mt perfeitas, mas a que mais gostei foi de Of Beasty and Beauty da Stacey Jay. Mesmo que a estoria fosse identica a original eu compraria pq a capa e mt perfeita.
    Gosto de todos os contos mas e obvio que umas estorias ficam melhores que outras...
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Também estou adorando essas releituras.Assisti ao A garota da capa vermelha e me encantei com o Lobo Mau. Também adorei a versão em filme de A fera. O problema é que quando assisto o filme antes de ler o livro acabo sempre deixando a leitura para depois.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca gostei da A Pequena Sereia '-'
    O da Chapeuzinho Vermelho ja assisti a garota.
    A A Bela e a Fera, somente A fera.
    E o da Cinderela nenhum.

    ResponderExcluir
  6. A história que eu mais gostava quando criança era cinderela, já as readaptações gostei muito da "garota da capa vermelha" e "A fera".

    ResponderExcluir
  7. Só li até agora o "A Garota da Capa vermelha" e gostei do livro e o filme também não é nada mau *-*
    O meu conto favorito sempre será "A Bela e A Fera" \o/ Tenho o livro A Fera :) E pretendo ler ele ainda nesse 1° semestre e estou ansiosa para ler o livro da Stacey Jay que tem meu conto favorito como enredo \o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah.... amo adaptações de contos de fadas.... acho lindas!

    ResponderExcluir
  9. Acho bem interessante essas readaptações dos contos, quando são adaptados para uma realidade diferente dos dias de hoje com o mesmo contexto geral, mas agora que percebi que não li nenhuma (se li não estou lembrando no momento), embora eu esteja bastante curioso para ler quase todos do post *-*
    Nunca tinha percebido que esse vermelho na capa de Scarlet era uma capuz e nem tinha visto o braço e o cabelo ali no cantinho, quando vi a capa achava que era uma continuação de Cinder )pelo padrão da capa) e por ser da mesma autora, pelo jeito deve ser uma "série" de contos diferentes, vou pesquisar sobre ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fellipe!
      Fico feliz que você tenha se interessado pelos livros *--*
      Sobre sua dúvida, Scarlet é sim a continuação de Cinder e os dois pertencem a série Lunar Chronicles. No segundo livro, além da personagem já conhecida Cinder, somos apresentados a Scarlet, que é inspirada na história da Chapeuzinho Vermelho. Se você preferir, é só clicar na capa do livro aqui no post que você vai direto pra página dele no Skoob (a sinopse está em inglês), também achei no site Livros e Citações (http://livrosecitacoes.com/noticia-de-livros-divulgado-booktrailer-da-sequencia-de-cinder-de-marissa-meyer/) a sinopse traduzida. Porém, elas podem conter spoilers do livro anterior. :/

      Excluir
  10. Nem me fala! adoro esse contos! A minha favorita tbm é A Bela e a Fera, é tão lindo *-* O lobo mal dá medo mesmo KKKK
    @jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  11. Caramba, eu não conhecia quase nenhum desses. Agora to mega curiosa pra ler todos :O hasusauhs


    amanda.valverde2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Adorei o post, pois amo contos de fadas ^.^ Filmes, livros, séries... tudo relacionado chama minha atenção e sempre que posso vou correndo conferir, pois histórias cheias de magia, aventura e romance, ou seja, reúne muitas das qualidades que eu gosto em uma história.
    Entre essas acho que a minha preferida é Cinderela ^.^

    Até mais!!
    :*

    ResponderExcluir
  13. Preciso dizer que ameiiiiiii esse post! Amo releituras ♥ Obrigada pelas dicas!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.