As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky:
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Classificação: 4/5

Resenha:
Eu, como acho que a maioria das pessoas, só descobri esse livro por conta do filme. Tenho que confessar que se esse não fosse “o novo filme da Emma Watson” eu nem leria o livro, não é o tipo de livro que me atrai muito. Mas enfim, como eu gosto de ler o livro antes de ver o filme, fui correndo ler.

As Vantagens de Ser Invisível nos conta a história de um garoto, Charlie, que, através de cartas, conta fatos de sua vida para um amigo desconhecido. Ele é um garoto de quinze anos sozinho, triste, que não acha seu lugar no mundo.

Em casa não tem ninguém para escutá-lo desde que sua tia Helen morreu quando ele era pequeno, e nem tem amigos na escola, já que seu único amigo se suicidou no ano anterior. E é assim que ele começa o novo ano na escola: invisível. Ninguém o nota, mas ele está sempre ali, prestando atenção em tudo o que acontece.

Logo no início ele conhece Sam e Patrick, que se tornam seus melhores amigos. Sam é, a partir de sua descrição, a garota mais linda que ele já viu, além de ter uma personalidade bem forte. Patrick tem muitos problemas pela sua insegurança e por ser gay, mas é um grande amigo. Eu achei ótimo como o autor explorou o personagem, em nenhum momento ficou forçada a história dele.

Através das cartas, conhecemos mais sua visão do mundo, seus sentimentos, enfim, conhecemos mais ele. Também vemos como Charlie vai se conhecendo cada vez mais, descobrindo coisas que ele nem sonhava existir, além de vê-lo crescer.

Bom, eu acho que o Charlie é um personagem que todo mundo deve se identificar, pelo menos um pouco, porque ele é, nada mais nada menos que um garoto comum que quer ser aceito, que quer ter amigos, que quer viver.

Eu fiquei o livro inteiro esperando por um final que eu tinha certeza que ia acontecer, e não aconteceu. Acho que isso foi bom porque, com isso, o final me surpreendeu bastante, apesar de ser meio óbvio. Achei a história linda, apesar de triste. Recomendo demais.


Tecnologia do Blogger.