Se Eu Ficar - Gayle Forman:
Série: Se Eu Ficar #1
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224
Classificação: 4/5

Resenha:
Mia vive uma vida normal, toca violino na escola, tem uma melhor amiga e um namorado. Sua família é viciada em música, e ela se diferencia deles pelo estilo de música que gosta, mas mesmo assim são todos muito unidos.

Um dia comum de neve deixa as aulas suspensas, sua mãe consegue uma folga no trabalho para ficar com a família, já que o marido, que é professor, também não vai trabalhar. Eles decidem aproveitar e ir visitar os amigos e depois os avós. No meio do caminho, um acidente acontece.

Mia, que estava dormindo, acorda do lado de fora do carro sem entender o que tinha acontecido. Se desespera ao ver os pais mortos perto do carro, e vai correndo procurar o irmão, de apenas 6 anos, dentro do carro. Chegando lá, ela vê o próprio corpo, e entra em pânico.

Logo a ambulância chega, e seu corpo é levado rapidamente para o hospital, pois ela ainda está viva. Ela corre atrás ainda tentando entender o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que luta com a tristeza de perder os pais, e o desespero para saber como está o irmão.

É no hospital que a história se passa, onde Mia vê seu corpo sendo operado, vê a tristeza e o desespero de seus parentes e amigos ao chegarem no hospital. Ela fica se perguntando o que vai acontecer com ela, porque ela está daquele jeito e ninguém pode vê-la, o que ela deve fazer. É aí que ela entende: ela tem que decidir se quer ficar ou se quer partir.

Mas a escolha não é tão simples quanto parece. Ela acabou de perder os pais, seria tão mais simples se ela simplesmente fosse junto com eles, não ia precisar sentir toda a perda e tal. A decisão é dela, mas ela não queria essa responsabilidade.

Ao mesmo tempo em que ela reflete sobre isso, vemos memórias de sua vida antes do acidente, conhecemos mais a personagem. É muito legal ver o contraste de o que a vida dela era e o que é agora.

Bom, é um livro para se pensar muito, os personagens são muito bem construídos, têm personalidade, enfim, a história é incrível (e eu nem chorei, imagina). Indico muito.

Li esse livro antes dele ser relançado pela Novo Conceito, e ainda não tive como reler para poder falar da edição da Editora, mas parece estar bem feita, pelo menos a diagramação e a capa.

Série:
1. Se Eu Ficar
2. Para Onde Ela Foi.


Tecnologia do Blogger.