As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky:
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Classificação: 4/5

Resenha:
Eu, como acho que a maioria das pessoas, só descobri esse livro por conta do filme. Tenho que confessar que se esse não fosse “o novo filme da Emma Watson” eu nem leria o livro, não é o tipo de livro que me atrai muito. Mas enfim, como eu gosto de ler o livro antes de ver o filme, fui correndo ler.

As Vantagens de Ser Invisível nos conta a história de um garoto, Charlie, que, através de cartas, conta fatos de sua vida para um amigo desconhecido. Ele é um garoto de quinze anos sozinho, triste, que não acha seu lugar no mundo.

Em casa não tem ninguém para escutá-lo desde que sua tia Helen morreu quando ele era pequeno, e nem tem amigos na escola, já que seu único amigo se suicidou no ano anterior. E é assim que ele começa o novo ano na escola: invisível. Ninguém o nota, mas ele está sempre ali, prestando atenção em tudo o que acontece.

Logo no início ele conhece Sam e Patrick, que se tornam seus melhores amigos. Sam é, a partir de sua descrição, a garota mais linda que ele já viu, além de ter uma personalidade bem forte. Patrick tem muitos problemas pela sua insegurança e por ser gay, mas é um grande amigo. Eu achei ótimo como o autor explorou o personagem, em nenhum momento ficou forçada a história dele.

Através das cartas, conhecemos mais sua visão do mundo, seus sentimentos, enfim, conhecemos mais ele. Também vemos como Charlie vai se conhecendo cada vez mais, descobrindo coisas que ele nem sonhava existir, além de vê-lo crescer.

Bom, eu acho que o Charlie é um personagem que todo mundo deve se identificar, pelo menos um pouco, porque ele é, nada mais nada menos que um garoto comum que quer ser aceito, que quer ter amigos, que quer viver.

Eu fiquei o livro inteiro esperando por um final que eu tinha certeza que ia acontecer, e não aconteceu. Acho que isso foi bom porque, com isso, o final me surpreendeu bastante, apesar de ser meio óbvio. Achei a história linda, apesar de triste. Recomendo demais.


11 Comentários

  1. Oi oi Adri!
    Haha' eu já tinha uma certa curiosidade sobre esse livro e depois da tua resenha irei apressar a minha leitura. Infelizmente não sou como você, então se o filme entrar em cartaz e eu não tiver o livro ainda, não vou conseguir esperar.
    Adorei a resenha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Esse livro parece bem diferente, estava em duvida se lia ou não, mas, depois da sua resenha quero ler com certeza. E sobre o filme tenho muita curiosidade de ver, acho quase impossível ver a Emma Watson e não lembrar de Harry Potter. kkkkkk
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Um livro bem diferente, com personagens marcantes pelo visto, o enredo me parece ser ótimo =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tb não faz bem meu estilo de leitura ou de filme, mas gostei da sua resenha...

    Acho que vou esperar passar o filme na tv para conhecer melhor a história....

    ResponderExcluir
  5. Ah agora sim eu me interessei mais pelo livro, eu já tinha um certo interesse mas faltava uma resenha detalhada tsc tsc eu entendi mais dele sabe? =* Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Primeira pessoa que vejo não dar 5 estrelas!
    Não li ainda, mas tenho muita vontade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuella!
      Eu tive muita vontade de dar cinco estrelas pra esse livro, mas parece que faltou alguma coisinha, sabe? rs Mas é muito bom mesmo, vale a pena ser lido!

      Beijos

      Excluir
  7. Tbm não conhecia o livro antes do filme, mas parece ser otimo tanto um como o outro. Adri, tenta ver o filme online, com certeza tem em algum site. Quero ler esse livro, aparece ser legal :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeniffer!
      Será que já tem? Até a última vez que eu procurei só tinha uma versão que não dava pra ver nada rs tomara que tenha, morrendo de vontade de assistir *--*

      Beijos

      Excluir
  8. Tenho vontade de ler, desde quando vi o trailer do filme com o Logan Lerman (o meu lindinho de Percy Jackson). Também não sabia da existência do livro, parece bom. Então espero lê-lo antes de ver o filme, porque igual a você, gosto de ler antes de ver a adaptação nos filmes. Beijoks (:

    ResponderExcluir
  9. Vi o filme esses dias sendo como motivo ter a Nina Dobrev no elenco, e digamos que ele alcançou todas as minhas expectativas. Não vejo a hora de ler o livro e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.